Notícias

6/recent/ticker-posts

Sicredi apoia a instalação de nova agroindústria em Pinheirinho do Vale/RS

 

 



Empreendimento voltado para a comercialização de mandiocas descascadas, abriu as suas portas oficialmente na sexta-feira, 28, com a presença de autoridades e lideranças

 

A Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG sempre se preocupou em contribuir para a geração de renda e agregação de valor à produção da agricultura familiar desde o início de sua trajetória, e, seguindo com este propósito, apoiou mais uma iniciativa – a instalação da Agroindústria de Mandiocas Descascadas Lermen, em Pinheirinho do Vale/RS, inaugurada na sexta-feira, 28. Participaram do ato, autoridades e lideranças, entre elas, a secretária estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, o presidente da Emater/RS-Ascar, Edmilson Pelizari, o gerente-adjunto da Emater Regional de Frederico Westphalen, Cleomar De Bona e o prefeito, Nelbo Appel, além dos representantes da Cooperativa, o assessor de Negócios, Neimar da Rosa, o gerente da agência local, Fábio da Silva, o assessor de Projetos Estratégicos, Rodrigo Castelli.

O proprietário do empreendimento, Odilei Lermen, conta como conseguiram ter a agroindústria. “Atuamos há muitos anos com o plantio de citros, mandioca e milho. Aos poucos, fomos vendo que o aipim, até então entregue com casca, começou a ser um atrativo mais rentável, pelo baixo custo de produção. Então, resolvemos investir mais nesta cultura e há quatro anos adquirimos o primeiro caminhão, o que facilitou a abertura de mercado. Os pedidos por mandioca descascada começaram a crescer e resolvemos investir nessa opção”, conta Lermen.

Para instalar o negócio, a família contou com o apoio da Emater e do Sicredi. “Através do programa Juntos Pelas Agroindústrias, os funcionários da Emater nos deram o suporte técnico e a Cooperativa, a ajuda financeira. Graças a isso, estamos realizando este sonho, já vendendo a várias cidades do Estado e querendo expandir ainda mais nossa comercialização”, disse o proprietário.

Da mesma forma, o gerente Fábio da Silva, ressalta que é uma alegria o Sicredi estar junto neste empreendimento. “Ficamos felizes em poder ajudar nossos associados a realizarem o que almejam e através desta parceria com a Emater está sendo possível apoiarmos várias iniciativas, como a do Odilei, que tem uma visão empreendedora, quer ter sua família unida, trabalhando em prol dos mesmos ideais e conseguiu, por meio da agroindústria. Com a força de vontade que têm, vão crescer muito ainda”, deseja Silva.

 

Emater

O presidente da Emater/RS/Ascar, Edmilson Pelizari, elogia a parceria com o Sicredi. “Temos uma consideração muito grande pelo cooperativismo, conhecemos o Sicredi desde a sua fundação, sabemos da importância que ele tem no desenvolvimento das cidades onde está presente, pois está efetivamente participando das comunidades, isso faz toda a diferença. Também, através do Juntos Pelas Agroindústrias – que envolve 42 municípios da Regional de Frederico Westphalen, com quase 200 agroindústrias em atividade – estamos conseguindo ajudar muitas famílias a efetivarem seus desejos. Então, enquanto Emater, somos muito gratos a esta parceria com o Sicredi e queremos mantê-la por muitos e muitos anos ainda”, enaltece Pelizari. 

 

O município

A contribuição que a Cooperativa proporciona aos municípios onde está presente, é destacada também pelo prefeito, Nelbo Appel. “Vários empreendimentos locais foram realizados com o apoio do Sicredi, contribuindo para o progresso também de Pinheirinho do Vale. Isso nos deixa realizados, porque sabemos que sempre podemos contar com iniciativas dessa instituição financeira que busca desenvolver os associados e se preocupa com os municípios também. Então, com a ajuda da Emater e do Sicredi, que sempre impulsionam o setor agro, a família Lermen realizou o seu sonho e também contribui com o desenvolvimento do nosso município”, finaliza o gestor.

 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários