Notícias

6/recent/ticker-posts

Creluz: Usina Cerro do Sol recebe seus transformadores

 

A obra de construção da Usina Cerro do Sol, da Creluz em Cerro Grande, segue evoluindo em ritmo acelerado e na última semana recebeu os transformadores, peças fundamentais para o processo de efetivação da geração de energia; serão eles os responsáveis por transformar a energia gerada jogando-a na rede para o Sistema Integrado Nacional (SIN).

Dois transformadores de 1.760 MGW (mega watts) de potência integrarão o complexo. Os equipamentos são da marca Weg e foram fabricados na unidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Nos próximos dias chegam também os inversores, também peças fundamentais para a operação do Complexo.

O presidente da Creluz, Elemar Battisti, destaca que a obra está evoluindo rapidamente e assim que concluída e havendo a autorização dos órgãos reguladores do sistema, poderá iniciar a geração. Esta é a décima segunda planta de geração da Cooperativa, sendo a quarta usina solar, com capacidade inicial de geração 3.3 megawatts, carga suficiente para abastecer 3 cidades do porte de Cerro Grande.

 

Nova usina será ligada através da subestação Pinhal Augusto Moro

 

A Usina Cerro Do Sol será ligada através da subestação Pinhal Augusto Moro e está sendo construída ao lado da cidade de Cerro Grande, na parte alta do município, onde a Creluz adquiriu uma área de aproximadamente 7 hectares, voltada para o norte, com excelente orientação solar.

O valor investido será de R$ 15 milhões entre aquisição de área, escavação, cercamento, projetos elétricos, subestação, iluminação de segurança, câmeras de monitoramento com fibra ótica, 2 transformadores, mão de obra, obras contra cheias, tubulação, drenagem, taludes com gramados, arruamento e equipamentos modernos para a operação a distância, entre outros.

O novo complexo de geração representa o maior investimento da história até aqui no município de Cerro Grande em um único projeto e segue os padrões arquitetônicos e de engenharia tradicionais da Cooperativa, além de gerar energia verde, sendo amigável ao meio ambiente contribuindo com a atuação sustentável, já consolidada pela Cooperativa.

 


Edevaldo Stacke/Ascom Creluz

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários