Notícias

6/recent/ticker-posts

A União Faz a Vida promove oficinas para iniciar o ano letivo

 






Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG está desenvolvendo atividades para valorizar a ação docente, através de palestra motivacional, destacando o protagonismo das pessoas

 

Com o objetivo principal de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, o Programa A União Faz a Vida (PUFV) neste início de ano letivo, preparou uma programação especial aos professores dos municípios que integram o programa.

Aos profissionais das cidades que passam a integrar o programa a partir deste ano, as atividades incluem uma habilitação aos professores, momento que conhecem com plenitude a metodologia, são sensibilizados e mobilizados a olhar a essência do programa.

Nos municípios que já desenvolvem o PUFV, estão sendo ofertadas oficinas, que coincidem com a formação pedagógica, que marca o início do ano letivo. No Rio Grande do Sul, Frederico Westphalen e Seberi, se juntam aos outros 11 municípios que já integram o programa e, além disso, as cidades de Santa Catarina também receberam as sensibilizações.

De acordo com a assessora de Programas SociaisAna Claudia Selonk Busatto, nestas oportunidades, os educadores olham os direcionamentos pedagógicos para o ano, recebem as orientações curriculares e as informações para que os projetos e as realizações do programa integrem este currículo, a fim de fazer com que o aprendizado das crianças e adolescentes seja ainda mais intensificado.

– Para 2022, nestas oficinas iniciais estamos dispondo um modelo de jogos cooperativos, para que o docente possa olhar sua atuação e também a disseminação desse conteúdo em sala de aula. Ainda, proporcionamos uma palestra motivacional, com profissionais da área de Psicologia, com o tema “Cuidando de quem cuida”. O intuito, é mobilizarmos os professores para a essência do seu trabalho, para a importância de sua atuação no desenvolvimento de seres humanos, no olhar e abrangência também da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois ela coloca o aluno como protagonista de seu aprendizado – destaca Ana.

Para a Cooperativa, é de extrema importância manter o vínculo e a proximidade com este público, pois todos têm o intuito de proporcionar uma educação ainda mais eficiente, mais acolhedora. “Nesse sentido, entendemos que é relevante estarmos próximos, apoiando os professores e os municípios, porque a nossa sociedade só irá se desenvolver por intermédio da educação, do apoio e do protagonismo das pessoas que buscam esclarecimento e têm este desejo genuíno pelo bem”, acredita a assessora.     

Uma das participantes da formação, foi a assessora educacional da Secretaria de Educação de São Carlos, Maria Célia Frohlich, que elogia a abordagem da oficina. “A abertura do ano letivo pelo A União Faz a Vida foi excepcional, pois não são só teorias, são práticas possíveis e com resultado. Trabalhar ‘fora da caixa’, que é um dos grandes objetivos do programa, faz toda a diferença e precisamos ter este olhar para qualificarmos nossas ações. Além disso, a palestra com o psicólogo Eduardo Basso foi uma maravilha. Uma oportunidade ímpar, que nos deixou repletos de amor e gratidão. Com certeza, nossas conexões com o programa foram estabelecidas”, finaliza Maria Célia.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários