Notícias

6/recent/ticker-posts

Governo lança segunda fase da CNH Social em evento do RS Mais Igual em Alvorada



ALVORADA, RS, BRASIL, 11.06.14: Governador Tarso Genro e secretários participam de etapa do RS Mais Igual em Alvorada e do lançamento da segunda edição da CNH. Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Segunda fase do programa CNH Social oferece mais 7 mil habilitações gratuitas - Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini -Download HD (1,40 MB)
Recepcionada pela apresentação do grupo de capoeira Senzala, a comitiva da Interiorização do Governo do Estado e da Caravana da Inclusão que esteve em Alvorada, nesta quarta-feira (11), presenciou, no Ginásio Municipal Tancredo Neves, mais uma etapa da emancipação das famílias beneficiadas pelo RS Mais Igual. Na atividade, também foi lançada a segunda fase da CNH Social e entregue a Carteira de Habilitação para participantes da primeira parte do programa.
"Esses projetos sociais visam melhorar as condições de vida das pessoas e colocá-las em posição de igualdade. E quando investimos em programas como o de complementação de renda do Bolsa Família, de qualificação pelo Pronatec e da CNH Social, estamos na realidade investindo no ser humano, que é a coisa mais preciosa que um governo pode fazer", afirmou Tarso Genro, que também explicou que as pessoas capacitadas pelo Pronatec podem posteriormente acessar o Microcrédito Gaúcho, que dá condições para que possam abrir o próprio negócio.
Em Alvorada, o RS Mais Igual - programa que garante uma renda mensal de R$ 100 per capita para os beneficiários do Bolsa Família que tenham pelo menos uma criança de até seis anos no núcleo familiar – foi lançado em julho do ano passado, disponibilizando um total de R$ 183 mil por mês para 1.538 famílias. Menos de um ano depois, algumas já conseguiram melhorar de vida e devolveram os cartões.
Qualificação
Mãe de dois filhos, a beneficiária Regjna Quintanilha disse que o Bolsa Família mudou sua vida. "Sou o pai e a mãe dos meus filhos, fiz o curso de padeiro e confeiteiro pelo Pronatec e hoje tenho minha renda própria baseada no que aprendi". Valéria Nunes, que também de qualificou, disse que teve de largar o emprego por causa de problemas de saúde do filho, fez curso de manicure, vai se capacitar em maquiagem e pretende abrir seu próprio salão em breve.
Em todo o Estado, mais de 4 mil famílias já se desvincularam do programa após a qualificação profissional, conseguindo novas oportunidades de emprego e abrindo espaço para que novas pessoas pudessem receber o complemento.
O secretário adjunto da Casa Civil, Flávio Hellman, falou que o RS Mais Igual foi pensado desde o primeiro dia de governo para que fosse possível criar ações para potencializar o Bolsa Família no Estado. "Associamos todas as iniciativas sociais e unificamos para que as pessoas em situação de pobreza tivessem a autonomia que merecem".
Segunda edição da CNH Social
Juntamente com o diretor-geral do Detran/RS, Leonardo Kauer, Tarso entregou o documento de habilitação para um grupo de beneficiados da primeira etapa do projeto CNH Social, lançado em novembro do ano passado e que oferece Carteira de Habilitação gratuita para a população de baixa renda.
Também foi anunciada a fase do programa que vai oferecer mais 7 mil habilitações gratuitas, mediante sorteio entre os inscritos nos 274 Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados pelo Detran/RS. As inscrições podem ser feitas do dia 16 de junho a 4 de julhoem qualquer CFC.
"Iniciamos o projeto em 2011, que hoje é lei e uma política de Estado de inclusão social que envolve homens e mulheres de diversas etnias e raças no mercado de trabalho", disse o secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcelos.
Para participar do sorteio da CNH Social, é preciso ter renda familiar de até três salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. O programa possibilita à população de baixa renda melhores oportunidades de trabalho e reserva de 15% das vagas para negros e pardos e 50% das vagas de mudança de categoria a mulheres, visando promover a igualdade de acesso aos postos de trabalho.
A Lei 14.029/ 2012, que instituiu a CNH Social, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa em junho de 2012. Aprimeira edição do programa, em 2013, teve mais de 171 mil inscritos. 

Fonte: Aline Heberlê
Postado por Levi de Oliveira

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários