Notícias

6/recent/ticker-posts

Ministro dos Transporte garante execução da ferrovia Norte-Sul no Estado



O deputado Altemir Tortelli, membro da Frente Parlamentar das Ferrovias, participou da apresentação do projeto da Ferrovia Norte-Sul, nesta terça-feira (16), no Palácio Piratini, com o ministro dos Transportes, César Borges, governador Tarso Genro, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., e Departamento do Fundo da Marinha Mercante (DFMM). O deputado comemorou a garantia do ministro e o compromisso do Governo Federal em implantar a ferrovia no Estado.
O Governo Federal tem o projeto de interligar todo país a uma nova malha ferroviária, e a ferrovia Norte-Sul é considerada a coluna vertebral desta malha. "Ela vai interligar Belém (PA) ao porto de Rio Grande. Já estamos realizando o processo de estudo de viabilidade técnica e econômica, depois disso é realizado o projeto executivo, a licitação e a execução. Eu posso garantir que a obra está nas prioridades do governo, que irá fazer a interligação seja através de concessão ou investimentos públicos", disse César Borges. Para definir o traçado da Ferrovia no Rio Grande do Sul, o Consórcio STE/Prosul está realizando o EVTEA - Estudo Viabilidade Técnica Economica Ambiental da Ferrovia Norte-Sul. A empresa realiza todo o levantamento do trecho Chapecó/Rio Grande. Estão sendo feitas pesquisas topográficas, ambientais, imagens de satélite e levantamentos econômico e social da ferrovia.
A empresa está identificando os locais de melhor acesso e locais adequados para a construções de túneis diminuindo aclives e declives dos terrenos. O Consórcio vai apresentar três propostas de traçados e a VALEC (responsável pela obra) vai definir junto ao Governo Federal o traçado mais adequado. Para Tortelli é necessário que as regiões continuem mobilizadas para que possam fornecer as informações para o Consórcio. "Somente com articulação e informações poderemos garantir que a ferrovia atenda as necessidades de nossa região".O governador Tarso Genro lembrou que é preciso imprimir o conceito da Ferrovia no Estado e instigou as regiões a apresentarem suas vocações e que considerando os dados da produção se torna viável um traçado mais a oeste.

Fonte: Gabinete Deputado Altemir Tortelli
Postado por Levi de Oliveira

Reactions