Notícias

6/recent/ticker-posts

Coleta de dados do Censo Demográfico 2022 iniciam hoje

 

Após 12 anos do último censo demográfico, inicia hoje, 01, a coleta de dados do Censo Demográfico 2022. É o 13º censo populacional do Brasil e o 9º coordenado pelo IBGE.
Todos os domicílios urbanos e rurais, em todos os municípios do Brasil, serão visitados pelos recenseadores para atualizar o retrato do país.
As informações atualizadas servirão para o planejamento público e privado nos próximos anos, além de permitir avaliar o que os resultados daquilo que foi realizado na última década.

IMPORTÂNCIA DO CENSO
A primeira contagem da população brasileira foi realizada em 1872, ainda durante o Império, mas foi a partir de 1890, já sob a República, que os censos se tornaram decenais. O Brasil mantém um excelente retrospecto dos censos regulares e inovadores; foi, por exemplo, o primeiro País a incluir o tema fecundidade e o único da América Latina a colher informações sobre renda.
Os Censos Demográficos são a única forma de informação sobre a situação de vida da população em cada um dos municípios e localidades do País. As demais pesquisas domiciliares são levantamentos por amostragem, que não são representativas para todos esses níveis geográficos.
Não só o governo federal e a sociedade civil se beneficiam de informações do censo; a descentralização político-administrativa reinstaurada com a Constituição de 1988 aumentou enormemente a demanda por informações mais desagregadas. Prefeitos, governadores, órgãos municipais e estaduais de planejamento, investidos de maior autonomia e de novas responsabilidades, dependem hoje, como nunca, dos Censos Demográficos para realizarem suas escolhas com base em informações atualizadas sobre a população.

E para quem quiser trabalhar como recenseador ainda há vagas disponíveis, maiores informações podem ser obtidas nos postos de coleta.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários