Notícias

6/recent/ticker-posts
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI

Prefeito José Panosso participa de audiência no Ministério da Infraestrutura em Brasília

 

A audiência tratou sobre o traçado da Ferrovia Norte Sul, pauta importante para o desenvolvimento regional

O prefeito de Frederico Westphalen e Presidente da Amzop, José Alberto Panosso, participou na manhã desta quinta-feira (28), juntamente com o prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing e o Secretário de Desenvolvimento de Panambi, Rafael Jacques de Oliveira de uma audiência na Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, do Ministério da Infraestrutura, em Brasília.

A reunião com representantes da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres - SNTT/MINFRA, foi realizada com o Diretor do Departamento de Transporte Ferroviário, André Luis Ludolfo, o Coordenador Técnico Geral de Outorgas Ferroviárias, Luis Fellipe Arrussul de Melo e a Coordenadora do Departamento de Transporte Rodoviário, Lívia Fujii, para tratar sobre o projeto da Ferrovia Norte Sul, que passará pela região. Foi tratado o assunto da manutenção do traçado original da Ferrovia Norte Sul em seu projeto original. Este traçado deve ser um grande indutor de desenvolvimento, atraindo investimentos e potencializando o desenvolvimento de empresas locais, formando mão de obra qualificada, desenvolvendo e valorizando talentos formados nas universidades da região. “O objetivo é que não haja alteração no traçado da ferrovia e que a região seja contemplada no projeto”, destacou o prefeito Panosso.

Ferrovia Norte Sul

Obra projetada e reivindicada há quase 10 anos, porém agora, com a aprovação da Lei 14.273/2021, que entrou em vigor este ano, criando o novo marco legal do transporte ferroviário, facilitou os investimentos privados, mudando o Regime de Autorização, permitindo que empresas proponham projetos, de forma bem simplificada e desburocratizada. Agora mudou o “rumo das conversas”, afirma Panosso. O Presidente da maior associação de municípios do RS, esteve também na VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa pública, controlada pela União, responsável pelo projeto, bem como, no Ministério da Infraestrutura, buscando todas as informações sobre essa nova política que trata da expansão da malha ferroviária do país. “O próximo passo será o agendamento de uma reunião com todos os Prefeitos para organizar uma pauta com os empresários e instituições da nossa região, e a partir daí, iniciarmos uma grande mobilização”, finalizou Panosso.

 

Fonte: Renato Martins/Ascom

Postar um comentário

0 Comentários