Notícias

6/recent/ticker-posts

Prevenção de suicídio foi tema de palestra em Cristal do Sul




A ação faz parte de uma série de atividades alusivas ao Setembro Amarelo, que vêm sendo desenvolvidas pela secretaria de saúde.

O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema. Pensando nisto, no último dia 10 de setembro, pelo segundo ano no município, a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Psicóloga Luciane Negrello juntamente com as secretarias de saúde e educação promoveram uma manhã de debate sobre o assunto com os alunos da rede municipal e estadual de ensino no município de Cristal do Sul.
Na oportunidade, em parceria com o Sicredi, a convidada para mediar e explanar o assunto foi Ivania Cardoso, que além de falar sobre o tema, auxiliou a comunidade escolar a transformar a informação recebida, assim auxiliando no processo de prevenção no decorrer do ano todo e não somente no mês que marca a campanha.
 De acordo com a Psicóloga Luciane Negrello, “a primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas que contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade. Nós aqui em Cristal do Sul nos importamos com o assunto e contribuímos para a mudança”.















Reactions

Postar um comentário

0 Comentários