Notícias

6/recent/ticker-posts

Ação marca Dia Mundial sem Tabaco e Contra o Câncer Bucal em Cristal do Sul



A administração municipal de Cristal do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Unidades Básicas de saúde promoveram na quarta-feira dia 29 de maio de 2019 ações de prevenção e educação para marcar o dia de Luta Contra o Câncer Bucal e o Dia Mundial sem Tabaco que são celebrados no dia 31 de maio.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos, nesta quarta-feira dia 29 de maio a secretaria de saúde de Cristal do Sul realizou uma palestra com o Cirurgião dentista Dr. Leonardo F. Bonfanti que abordou o assunto com muito conhecimento, mostrando fotos dos tipos de câncer, autoexames, tipos de lesões bucais e tratamento.

Segundo Leonardo o câncer de boca é mais comum nos lábios e em pessoas da pele branca e ocorre mais frequentemente no lábio inferior por ser sensível e ficar mais exposto ao sol, sendo que cigarro é uma das principais causas de câncer bucal.


Dentro da boca devem ser observados as gengivas, bochechas, céu da boca, língua, além da região embaixo da língua, ao verem qualquer modificação bucal que não desaparecer em 15 dias o paciente deve procurar um profissional, e para isso se colocou a disposição e colocou os demais colegas dentistas das Unidades Básicas de Saúde para investigar e tratar caso necessário.

Segundo dados divulgados pelo palestrante, hábitos saudáveis é o segredo para prevenção da doença: Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral, e outras atitudes como estas, diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca. Salientando também que o tabagismo contribui muito para doenças das gengivas e boca e que a parada é fundamental para agregar qualidade de vida à população e diminuição dos cânceres principalmente o de pulmão. As pessoas interessadas na parada do fumo devem procurar a equipe da Unidade de Saúde para iniciar tanto o atendimento individual como o de grupo (comportamental-cognitivo).

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção possa ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.










Levi de Oliveira 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários