Notícias

6/recent/ticker-posts

Avança o projeto de implantação do Hospital Público Regional (HPR)





Mais um passo importante na concretização do sonho do HPR foi dado na quinta-feira, 29, na cidade de Palmeira das Missões. Ocorreu o  Lançamento do Edital de Licitação do Hospital Público Regional (HPR) e Assinatura do Aditivo do Convênio de Repasse de Recursos do Ministério da Saúde. O evento, no Centro Cultural Mozart Pereira Soares, teve a presença do governador Tarso Genro e da secretária executiva do ministério da Saúde, Ana Paula Menezes. Também estavam presentes a secretária estadual da Saúde, deputados estaduais e federais, Prefeitos, vereadores, lideranças em geral e representantes dos movimentos sociais. Com isso estão garantidos R$ 126,5 milhões, oriundos do ministério da Saúde, para construir a obra no km 01 da BR 468, zona norte da cidade de Palmeira das Missões. Também ocorre a licitação visando escolher a empresa que vai executar a obra.
O governador disse que o HPR, que atenderá 100% pelo SUS é uma conquista dos movimentos sociais e de toda a população regional organizada.
O prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Júnior representou a Amzop. O presidente Edmilson Pelizari encontra-se em viagem, tratando de assuntos regionais. O secretário executivo da Amzop, Luiz Gustavo de Souza também estava presente, assim como a maior parte dos prefeitos que integram a Amzop.
Segundo o prefeito Eduardo Russomano Freire, esta é uma data importante após as etapas de elaboração de projeto, análise e aprovação pela Caixa Econômica Federal (CEF). “A partir de agora serão recebidas as propostas das empresas interessadas em construir o prédio. “O HPR atenderá 100 % SUS e será um dos hospitais públicos mais modernos do Brasil, abrangendo uma região de 72 municípios”, destaca. A casa de saúde contará com 224 leitos, sendo 39 de UTI e terá aproximadamente mais de mil funcionários. Russomano disse, ainda, que a viabilização do HPR garante a transformação de Palmeira das Missões como polo regional em saúde, recebendo mensalmente centenas de pessoas que atualmente são obrigadas a deslocar-se para grandes centros em busca de atendimento na área da saúde.
O edital deve ser incluído no novo Regime Diferenciado de Contratação (RDC).  Serão 30 dias para apresentação de propostas e a previsão é que após escolhida a empresa a obras de construção sejam iniciadas num prazo de 60 dias. A construção do HPR e a presença de um campus da UFSM na cidade reforça o projeto de funcionamento de um curso de Medicina em Palmeira das Missões.
A instituição atenderá especialidades médicas como, traumatologia e ortopedia, neurologia, obstetrícia, oncologia, urologia, cardiologia, hemodiálise, entre outras. Além disso, contará também com emergência de baixa, média e alta complexidade. Ainda, a comunidade terá à disposição os serviços de diálise, patologia clínica, agência transfusional, fisioterapia e quimioterapia. Na área de imagenologia, estarão disponíveis os seguintes exames: hemodinâmica, radiologia, tomografia, ressonância, litotripsia, ecografia, ultrassonografia, ergometria, desintrometria, mamografia, endoscopia e áreas de apoio.
Várias vezes, durante a solenidade em Palmeira das Missões foi citado que o HPR terá uma segunda unidade em Frederico Westphalen. Será construído um prédio anexo ao Hospital Divina Previdência (HDP). “Nós estaremos juntos em mais este desafio em favor de Frederico Westphalen e região”, afirmou o prefeito Eduardo Russomano Freire. Várias outras lideranças se manifestaram, entre as quais, o deputado federal, Henrique Fontana, o deputado estadual Pedro Westphalen, além de Plínio Simas – da comissão de implantação – e Gilberto Barrichello, diretor do Hospital Conceição e que dá assessoria no projeto de implantação da casa de saúde. Várias lideranças de Frederico Westphalen também estavam presentes.


Fonte: Agostinho/AMZOP
Postado por Levi de Oliveira
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários