Notícias

6/recent/ticker-posts

Custo social do álcool será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa


Os danos causados pelo consumo do álcool serão tema de audiência pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa gaúcha na manhã desta segunda-feira (16). O encontro proposto pelo deputado Carlos Gomes (PRB) deverá reunir representantes do poder público, instituições e entidades de saúde e educação e parlamentares.
Na audiência será proferida palestra pelo delegado de Polícia Federal José Francisco Mallmann, ex-superintendente da PF e ex-secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. O delegado é autor da Operação Lei Seca, criada em 2007 no Estado e disseminada posteriormente em todo o País.
Mallman aponta a relação entre a ingestão de bebidas alcoólicas e a incidência de homicídios, acidentes de trânsito e violência doméstica. Também destaca que é entre 23h e 5h que essas ocorrências são mais frequentes.
O desafio maior, de acordo com o delegado, é disciplinar legalmente o comércio e consumo de álcool em horários críticos. "Uma das maiores dificuldades em alterar a legislação reside no comprometimento de agentes públicos com a indústria do álcool, pois já foi noticiado que cerca de 70% dos congressistas brasileiros receberam ajuda desse segmento para suas campanhas", observa. Mallmann defende a criação de um fundo especial para a recuperação das vítimas do álcool, a ser mantido pela indústria de bebidas alcoólicas."Observamos a obtenção de lucro das empresas com o consumo de álcool, enquanto o Estado e a sociedade ficam com o ônus do alcoolismo. É o contribuinte quem paga pelos danos advindos do vício", alertou.
Também está confirmada a presença do psiquiatra e psicanalista Sergio de Paula Ramos, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas (Abead). A audiência pública tem início às 9h30 na sala Prof. Dr. Sarmento Leite - 3º andar do Palácio Farroupilha (Praça Marechal Deodoro, 101 - Centro Histórico, Porto Alegre).



Fonte: Assessoria de Imprensa
Postado por Levi de Oliveira
Reactions