O município de Frederico
Westphalen, na região do Médio Alto Uruguai, terá seu potencial turístico
avaliado por meio de um estudo realizado pela Secretaria Estadual de Turismo, em
parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). No total, 26 municípios gaúchos
receberão os consultores da FGV a partir desta semana.
O objetivo do estudo é realizar um levantamento de campo nos destinos turísticos selecionados pela Setur/RS, com a finalidade de gerar indicadores capazes de orientar o desenvolvimento de políticas públicas por parte dos destinos e possibilitar a identificação das áreas que podem ser priorizadas ou aprimoradas ao longo do tempo.
De acordo com a titular da pasta, Abgail Pereira, a FVG foi contratada para medir a competitividade dos destinos gaúchos. "O Ministério do Turismo (MTur) contrata a empresa desde 2008 para aplicar o estudo nos 65 destinos indutores do turismo no País, entre eles, Bento Gonçalves, Gramado e Porto Alegre. A Setur, em 2012, sentiu a necessidade de que o trabalho fosse realizado em outros destinos. Desta maneira, a Secretaria aplicará em 26 localidades, que somados aos três que o Ministério faz no Rio Grande do Sul, totalizam um levantamento de 29. Somos o Estado com mais municípios contemplados", afirma.
O estudo de competitividade utiliza uma metodologia que avalia 13 dimensões e suas respectivas variáveis, englobando mais de 600 perguntas que permitem um diagnóstico geral do município, e que vai além dos serviços característicos do turismo. "Durante uma semana, a pesquisa é realizada com prefeito, gestor de turismo, secretários municipais, empresários, representantes do Sistema "S", de associações, governança regional e atores institucionais do turismo para que possamos colher o máximo possível de informações e traçar um retrato fiel das cidades gaúchas", revela Abgail. Os resultados devem ser apresentados entre março e abril de 2014.
Confira as
dimensões avaliadas no estudo:
Infraestrutura geral;
Acesso;
Serviços e equipamentos turísticos;
Atrativos turísticos;
Marketing;
Políticas públicas;
Cooperação regional;
Monitoramento;
Economia local;
Capacidade empresarial;
Aspectos sociais;
Aspectos ambientais;
Aspectos culturais.
Postado por Levi de Oliveira
Social Midia