Notícias

6/recent/ticker-posts

Cristal do Sul foi palco do 1º Concurso Cultural do Programa Escola Aberta

 


Talento, alegria e emoção marcaram o festival comemorativo aos 10 anos do Programa Escola Aberta para a Cidadania no Estado

“Escola Aberta / É tempo de aprender / Vamos mudar a história / E fazer acontecer”.
Esses versos da música Tempo de Aprender interpretada pelos alunos Matheus e Lavínia da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr Paulo Westphalen de Palmeira das Missões traduzem com precisão o que aconteceu no 1º Concurso Cultural do Programa Escola Aberta, no palco do Ginásio Municipal de Cristal do Sul no último sábado, 22. Promovido pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e sediado pela Escola Estadual de Ensino Médio Mathias Balduino Huppes de Cristal do Sul,  o evento reuniu educandos, professores, pais, mães, colaboradores e monitores do Programa Escola Aberta da região, bem como a comunidade local, sendo que a abertura contou com apresentações de gaiteiros e violeiros da comunidade e estudantes da escola local.

De acordo com a assessora do Programa junto à 20ªCRE, Sandra Regina Rosa, o festival visa comemorar os 10 anos do Programa Escola Aberta para a Cidadania no Estado com o objetivo de incentivar a criatividade, os muitos jeitos de ser estar e viver a Escola Aberta, a diversidade cultural e a integração das comunidades participantes e a descoberta de novos talentos musicais. “Este é um evento que vem valorizar a participação da comunidade no espaço escolar, dando a oportunidade para que os participantes desenvolvam a criatividade e mostrem seus talentos”, destacou.

Festival e premiação
O concurso contou com quatro apresentações, sendo duas da Escola Dr Paulo Westphalen de Palmeira das Missões, uma da Escola Ângelo Beltramin de Rodeio Bonito e uma da Escola Mathias Balduino Huppes de Cristal do Sul. As letras e músicas das canções devem ser inéditas, fruto da criatividade presente nos trabalhos desenvolvidos pelo Escola Aberta.

A música “Tempo de Aprender” interpretada pelos alunos Matheus e Lavínia da Escola Dr Paulo Westphalen de Palmeira das Missões conquistou o primeiro lugar e o pagode “Escola Aberta” interpretada por Adelar da Silva da Escola Mathias Balduino Huppes de Cristal do Sul ficou com o segundo lugar.

Primeira e segunda colocada levaram o troféu Escola Aberta. Todos os demais participantes receberam Certificado de Participação.

A comissão organizadora agradeceu a participação de todos que contribuíram para o êxito do 1º Concurso Cultural do Programa Escola Aberta. A apresentação do evento esteve ao encargo da assessora do Programa, Karina Heberle e contou com a participação especial das juradas, escritora Clareci Naria de Moraes, teatróloga Rita Stamm e da assessora Sandra Regina Rosa.

O Programa
O Programa Escola, integrante da Escola de Tempo Integral, incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana- sábado e domingo-, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceria entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar  com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população.
Na região de abrangência da 20ª CRE, sete escolas aderiram ao Programa. 



Crédito: Jô do Carmo – ASCOM/20CRE
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários