Nesta quinta-feira, 26 de junho, o Ginásio da Capela Imaculada Conceição, em Cristal do Sul, foi palco de um importante evento voltado à promoção da saúde e cidadania, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
O programa preventivo de saúde disponibilizou gratuitamente 320 exames laboratoriais, sendo 120 exames de TSH destinados a mulheres e 200 exames de PSA para homens. As coletas foram realizadas pelos dois laboratórios do município, garantindo o acesso e a qualidade dos atendimentos. Além disso, foram entregues 320 kits contendo materiais informativos sobre prevenção de doenças, filtro solar, garrafinha de água, itens de higiene pessoal, separador de medicamentos e boné. Os participantes também receberam lanches gratuitos.
Outro destaque foi a realização de 40 cortes de cabelo, 20 masculinos e 20 femininos, selecionados por meio de sorteio.
O evento contou com a presença do Sindicato Rural de Frederico Westphalen, representante do SENAR em 14 municípios da região, por meio das secretárias executivas Luciane Sarturi e Claudia Sarturi, além da supervisora de promoção social do SENAR, Daniela Raquel Segat. A palestra educativa sobre saúde preventiva foi ministrada pela instrutora Leise Rapachi do Nascimento.
As atividades aconteceram nos turnos da manhã e tarde, com total apoio da Secretaria Municipal de Saúde, representada pelo secretário Valcir R. Tenedine e pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS), que participou ativamente do evento realizando a verificação dos sinais vitais, HGT e pressão arterial, além da aplicação de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.
A 64ª Zona Eleitoral de Rodeio Bonito também esteve presente, oferecendo serviços como emissão de novos títulos de eleitor, transferências e recadastramentos, tendo grande procura e aceitação.
O evento ainda contou com a entrega de mudas de árvores, em uma ação ambiental realizada em parceria com a Creluz.
As participações no evento foram mobilizadas e pré-agendadas pelas agentes de saúde, em parceria com a Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde, garantindo organização e amplo envolvimento da comunidade.
Por Levi de Oliveira ASCOM
0 Comentários