Notícias

6/recent/ticker-posts

101º DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO:

 



Cooperativas constroem um mundo melhor 

No primeiro sábado do mês de julho é comemorado o dia internacional do cooperativismo, mais de um bilhão de cooperados no mundo todo, lembram e praticam os princípios propostos. O 101º Dia Internacional do Cooperativismo (DIC) deste ano relembra a “capacidade das cooperativas em aliar produtividade e desenvolvimento aos fundamentos de equilíbrio ambiental e responsabilidade social”, com o tema Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com o presidente da Cooper A1, Lauri Inácio Slomski, o cooperativismo traz ganhos no econômico, mas acima disso no socioambiental. “Esse é um sistema do qual eu defendo, pois ele prega a junção das pessoas para se ganhar no coletivo. Um exemplo da longevidade do cooperativismo é a Cooper A1, com seus 90 anos, estamos onde estamos porque muitas pessoas acreditam no cooperativismo”.

O gerente da unidade de Iporã do Oeste, SC, Vilmar Reis explica que o cooperativismo é trabalhar em conjunto. “É o que nos move e o que nos une, cooperar é trabalhar para um bem comum para que todos se beneficiem. No cooperativismo não pensamos em uma causa própria e sim no que agregue valor para a comunidade. Quanto mais você coopera, mais você é beneficiado”.

No Rio Grande do Sul, a essência do cooperativismo precisou ser relembrada e reforçada, como nos relata o cooperado de Rodeio Bonito, Romildo de Melo. “Há 20 anos atrás a Cooper A1 se instalou aqui em Rodeio Bonito, e hoje nós temos uma potência aqui na região. A transparência que a cooperativa tem conosco nos dá segurança de continuar com ela”.

Quando começou

A história começa em 1844 na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra. Onde um grupo de 28 pessoas se uniram para criar seu próprio armazém a fim de conseguir sobreviver contra os preços do mercado. Deste ano em diante diversas conquistas e desafios surgiram na história do cooperativismo.

O Brasil trabalha em 13 ramos do cooperativismo, são eles: agropecuárias; consumo; crédito; educacionais; habitacionais; infraestrutura; mineração; produção; saúde; sociais; trabalho; transporte e turismo e lazer. Com mais de 4.600 cooperativas de diferentes segmentos, são mais de 20,5 milhões de cooperados e mais de 524 mil empregos diretos.


Portal A Informação com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing/Carla Pereira

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários