Notícias

6/recent/ticker-posts

Na sétima edição da Festa da Semente Crioula e segunda Feira Regional da Economia Solidária, MPA reúne campo e cidade para celebração das sementes da vida; O evento ocorreu neste sábado (16) no município da região do noroeste gaúcho

 

Foto: Mateus Quevedo

Nem a onda de calor que chegou ao estado do Rio Grande do Sul foi impeditivo para que cerca de mil e quinhentas pessoas comparecessem a sétima edição da Festa da Semente Crioula e a segunda Feira da Economia Solidária. Realizada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores e das Pequenas Agricultoras (MPA) e pela cooperativa Cooperbio, o evento aconteceu neste sábado (16), em Seberi, localizada na região noroeste do estado. A cidade foi palco de uma das mais importantes celebrações da tradição e da cultura camponesa.

Camponeses e camponesas de diversas partes do estado, assim como integrantes de movimentos sociais, sindicais, órgãos do governo Federal e políticos gaúchos prestigiaram o evento. Pelo governo federal estiveram presentes o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto. Os deputados federais Elvino Bohn Gass e Dionilso Marcon (ambos PT RS) também prestigiaram o evento.

“Além de celebração, esta festa é um momento, também, da gente gritar em alto e bom tom que as sementes crioulas, nesse momento que estamos vivendo, representam um ato de rebeldia, um ato de resistência, um ato revolucionário e que precisamos de programas estratégicos para protegê-las, coisa que os agricultores camponeses fazem tão bem”, afirma o coordenador MPA Nacional Anderson Amaro.

 

Foto: Mateus Quevedo

 

De acordo com Amaro, o país está vivendo um momento em que a agricultura familiar e camponesa passa a ter, novamente, centralidade na política pública para a produção de alimentos saudáveis. “Neste momento que recuperamos Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Conab, as políticas públicas para a produção de alimentos no país, se faz necessário celebrar para que possamos avançar ainda mais”, afirma.  Amaro lembrou que na semana passada o movimento lançou a missão Josué de Castro que, em uma perspectiva de aliança entre o campo e a cidade, para alimentar cinco milhões de brasileiros e brasileiras.

O prefeito do município de Seberi, Adilson Balestrin, defendeu que o município “tem muito orgulho de ser sede dessa celebração das tradições camponesas, que traz reconhecimento em especial aos pequenos agricultores e as pequenas agricultoras que se dedicam diariamente na produção de alimentos”.

 

Foto: Mateus Quevedo

 

A animação e mística das sementes

A coordenadora do MPA no RS e uma das organizadoras do evento, Luiza Pigozzi, destaca que o evento é um espaço para resgatar os valores culturais e alimentares. “A partilha das sementes é um momento muito importante para a gente, os guardiões e guardiãs cuidam, manejam durante todo o ano para trazerem para a festa e poder compartilhar com toda a comunidade de todo o estado, são sementes valorosas, dotadas de energia vital”.

Além do ato político, do almoço farto e da troca de sementes, a festa contou com diversas atrações artísticas. O palco da festa recebeu Bruna Richter Eichler, a Ave Cantadeira, o poeta, cantor e apresentador, Odilon Ramos, que interpretou a vida camponesa em versos, do cantor Pedro Pinheiro, do cantor e compositor Antônio Gringo, que trará a participação especial de sua companheira, Regina Wirtti e do cantor, poeta, Pedro Munhoz.

 

Foto: Mateus Quevedo

 

Compromisso com as sementes crioulas e a retirada do país do mapa da fome

Em sua fala o presidente da Conab, Edegar Pretto, anunciou que em abril deste ano, a Companhia fará uma chamada para compra de sementes crioulas dos pequenos agricultores para levar aos quatro cantos do país.

“O pedido do presidente Lula é para fazemos tudo o que puder para dar viabilidade, lucro para esses homens e mulheres que tiram da terra o que vai para nossa mesa. Estamos desenhando o próximo Plano Safra, e entre as medidas, a companhia vai voltar a fazer estoque público de feijão, de arroz e de trigo, que é a comida que vai para a mesa do nosso povo. Não só comprar, mas nós vamos dar as garantias para produzir” garantiu Pretto.

De acordo com Edegar, o governo federal vai ampliar as compras públicas. “O presidente determinou, e agora, não só para merenda escolar, mas também faremos programas de aquisição de alimentos para o exército, a marinha, a aeronáutica, hospitais públicos, restaurantes universitários, todos terão que comprar comida da agricultura familiar”.

O ministro Paulo Teixeira começou sua fala agradecendo a mobilização e as contribuições dos pequenos agricultores para retomada da democracia no país e o papel que cumprem para alimentar o povo brasileiro. Ele destacou a importância das propostas do MPA apresentadas ao MDA.

“Eu trago um abraço do presidente Lula para vocês, nesse um ano e pouco, os dados do Brasil são os melhores possíveis. Ontem saiu na televisão o aumento da geração de empregos no país, mais de 45 milhões de brasileiros estão trabalhando com carteira assinada. 13 milhões de brasileiros e brasileiras deixaram o mapa da fome. Temos que tirar mais 20 milhões do mapa da fome e ter fartura de comida e direitos para o povo brasileiro”.

De acordo com o ministro, o governo federal repassou à Conab um bilhão de reais para comprar produtos da agricultura familiar através do PAA. “E aqui assumimos o compromisso de comprar sementes crioulas para libertar as sementes desse aprisionamento que elas estão, em função das grandes empresas que passaram a controlar as sementes”.

Ele também anunciou a intenção de fazer um convênio junto com à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Clima Temperado do Rio Grande do Sul, com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o MPA para produzir semente para agricultura familiar em grande escala no Rio Grande do Sul. “Esse é o compromisso que eu quero fazer aqui com o MPA nesse dia de hoje. Vamos fazer com vocês um grande programa de sementes crioulas para o povo do Rio Grande do Sul e para o povo do Brasil, a partir desse ato que vocês estão fazendo aqui”, afirmou.

Ainda de acordo com Teixeira, está em discussão no novo Plano Safra a criação de um fundo de aval pra que o pequeno agricultor possa acessar as políticas de crédito, como o Pronaf, e entre no banco sem precisar de avalista. “Por isso, nós vamos criar esse fundo de aval, para que o pequeno tome o empréstimo para o custeio, para que o pequeno compre a sua máquina, que muitas vezes o pequeno não pode comprar a máquina que fica na dureza e na penosidade do trabalho e para as cooperativas para esse ano”.

 

Foto: Mateus Quevedo

 

A celebração da partilha

“Esta festa foi construída pela MPA e muitas mãos, nossos associados da Cooperbio, dos camponeses e camponesas. Neste vento trazemos a celebração das sementes crioulas e sua valorização. O momento da grande partilha das sementes mostra a nossa força, a nossa diversidade e a potencialidade da produção de alimentos diversos, porque quem produz comida de verdade para o povo brasileiro, exige respeito”, salienta Pigozzi.

Neste ano estão somadas na realização a Associação Nacional da Agricultura Camponesa (ANAC), a Prefeitura Municipal de Seberi, a Fundação Universidade de Rio Grande (FURG) e o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), contando com o patrocínio oficial da Caixa e de Creluz, bem como com um grande grupo de apoiadores que viabilizam o evento.

Fonte MPA

Fabiana Reinholz

Brasil de Fato RS

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários