Notícias

6/recent/ticker-posts

Creluz implanta nova tecnologia para monitoramento do sistema elétrico

 



 

Na quarta-feira, 05 de maio de 2021, a Creluz implantou o uso de VANT (veículo aéreo não tripulado), mais conhecido como drone. A nova tecnologia será aplicada na realização de atividades preventivas e de monitoramento do sistema elétrico da Cooperativa.

A entrega do equipamento foi realizada pela coordenação do Comitê de Inovação e Tecnologia para quatro colaboradores alocados nas áreas técnica e de Tecnologia da Informação. Na oportunidade, ocorreu no Centro de Treinamentos da Cooperativa em Pinhal a realização do curso para operação que abordou assuntos como regulamentação, configuração, planejamento e práticas de voo.

A aeronave possui alta tecnologia, possibilitará o mapeamento aéreo em redes de distribuição de energia e a coleta de imagens através de posições privilegiadas, é capaz de detectar fugas de energia e será ainda utilizada para inspecionar estruturas como torres de transmissão, circuitos elétricos da subestação Pinhal Augusto Moro, usinas hidrelétricas e solares, entre outras.

Outra grande vantagem é a possibilidade da realização dos trabalhos com a rede energizada, esse novo método de trabalho diminuirá o tempo de exposição dos colaboradores ao risco, vai gerar ganhos de produtividade à medida que não haverá a necessidade de fazer a escalada nos postes para conferir o estado dos materiais que sofrem degradação com o passar do tempo.

O presidente da Cooperativa, Elemar Battisti, salienta que a Creluz possui mais de 45 mil postes e aproximadamente 5 mil km de redes distribuídos nos 36 municípios da área de atuação, cita ainda, que trabalhar na prevenção dos problemas faz a diferença na qualidade da energia distribuída aos associados.

 

 




 Fonte: Assessoria de Imprensa da Creluz

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários