Notícias

6/recent/ticker-posts

Jovem de Cristal do Sul é exemplo de Empreendedorismo e Sucessão Familiar

Exemplo é o associado da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Jonas Graebin

            Esforçado, tanto nos estudos como nas atividades na propriedade familiar, localizada na linha Palmital, em Cristal do Sul/RS, Jonas Graebin, 18 anos, já colhe os resultados de sua dedicação. Na Casa Familiar Rural (CFR) de Frederico Westphalen/RS, onde escolheu cursar o ensino médio pela instituição ser voltada aos alunos que querem ficar no campo, Jonas ganhou duas bolsas pelos bons projetos desenvolvidos. A primeira foi de uma empresa, através do projeto Novos Rurais, voltado à bacia leiteira, atividade que foi ampliada na propriedade com o conhecimento adquirido. Além disso, ele foi contemplado com outra bolsa, esta por apresentar um dos melhores projetos da CFR – Projeto Profissional de Vida – que recebeu o apoio do Sicredi. Como quer continuar estudando, Jonas optou por investir o valor em um curso superior de Tecnologia em Agropecuária, que começou a frequentar em 2020.
            Mas foi através do Programa Líder Jovem, desenvolvido pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, que Jonas viu grandes mudanças na sua vida pessoal. Em 2019, participou do programa, que segundo ele contribuiu muito para seu aprendizado. “Além de conhecer o quanto o cooperativismo é importante na nossa vida, o curso me ajudou muito na minha formação como pessoa, inclusive foram muitos os aprendizados que posso aproveitar também dentro da propriedade, como saber a melhor forma de trabalhar juntos, pois somos uma família e líderes dentro da nossa propriedade. Conseguimos ter mais clareza sobre a melhor forma de nos comportarmos na sociedade, auxiliou também na importância de ter um bom caráter diante das pessoas, ensinamentos que podemos passar inclusive aos nossos filhos, no futuro”, frisa.
            A família ainda participou do Programa Propriedade Sustentável, também por meio do Sicredi, que, conforme Jonas, ajudou terem mais visão do que querem fazer dentro do espaço familiar. “Sabendo aproveitar, sempre há aprendizado do que nos é proporcionado. Por tudo isso, somos muito gratos à Cooperativa que sempre esteve do nosso lado”, assegura o jovem.

Os avanços na propriedade
            Desde pequeno, Jonas conta que sempre teve vontade de permanecer na propriedade que há 50 anos era de seus avós paternos. Ao longo do tempo, os investimentos feitos no local e os consequentes resultados positivos, foram motivando o jovem, ainda mais, a ficar atuando nas atividades seguidas pelos seus pais.
            Em 2011, com o apoio do Sicredi, a família decidiu ampliar os ganhos e construiu a primeira pocilga, com capacidade para 630 animais. Com o retorno significativo, em 2018, foi instalada a segunda pocilga, com capacidade para abrigar mil animais, também através de financiamento do Sicredi. Apesar da família toda auxiliar no trabalho, a renda dos suínos fica para Jonas e seu irmão Junior – que também estudou na CFR –, e assim ambos se motivam, ainda mais, a ficarem e a investirem no campo.
            Além disso, neste ano, o Sicredi financiou também uma área de terra. Atualmente, o total da propriedade é de 28 hectares. “Se não fosse por esta confiança
 do Sicredi em nós, não teríamos conseguido comprar e nem desenvolver a nossa propriedade. Seremos eternamente gratos à Cooperativa que acreditou em nós e no nosso trabalho. Queremos investir ainda mais e esperamos continuar contando com o apoio desta instituição”, frisa o jovem
Fonte Fernanda Abreu Schwingel
Analista de Comunicação e Marketing
Gerência de Relacionamento
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários