Notícias

6/recent/ticker-posts

Casa Familiar Rural de FW promove Dia de Campo

A Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen promoveu durante a tarde desta quarta-feira, 12, oficinas técnico pedagógicas para alunos de escolas de toda região. Buscando apresentar a instituição e os trabalhos desenvolvidos, o dia contou com oficinas sobre experimentos de forrageiras, técnica sobre hortas, apresentação da estrutura da escola, além do Projeto profissional Vida do Jovem. 
A Casa Familiar atua junto ao Pólo da URI, na Vila Faguense, desde 2002 e possui modelo de formação em alternância, no qual os alunos ficam na instituição uma semana e duas semanas aplicando as teorias na prática em suas propriedades. A implantação da instituição se deu a partir da necessidade de especializar e manter os jovens no campo, principalmente pela realidade da região que grande parte da economia provém da agricultura familiar. Em 1998 foi criada a Associação Casa Familiar Rural Santo Isidoro que fundou a Escola, atendendo desde então jovens de todos os município que compõem o Conselho Regional de Desenvolvimento Médio Alto Uruguai (Codemau). 
O presidente da Associação, Ari Piovesan, fala sobre a criação da Escola e seus benefícios para toda região: 
Leonardo Cassol, aluno do 3° ano da instituição e morador de Caiçara, estuda na Casa Familiar desde 2016, quando ingressou no 1° ano do ensino médio. Ele destaca que o aprendizado adquirido contribuiu muito para melhorar as atividades agrícolas na propriedade de sua família: 
Com uma estrutura ampla de alojamentos, refeitório, área de convivência, salas de aula, além de espaço externo para realização de atividades práticas, a Casa Familiar Rural conta com três turmas contemplando o 1°, 2° e 3° ano do ensino médio. 

Capacitando jovens agricultores de toda a região

Além da atuação em todos os municípios da região do Médio Alto Uruguai, a Casa Familiar Rural também recebe alunos de outras cidades, como Três Passos, da região Celeiro. Durante a tarde desta quarta-feira, um grupo com mais de 60 estudantes participaram do Dia de Campo. O secretário da agricultura de Três Passos, Evandro Colombo, falou sobre esta parceria entre os municípios e a importância da capacitação destes jovens na agricultura e pecuária familiar: 
Evandro também destacou que as pastas da agricultura e educação do município contribuem com os jovens que desejam estudar na Escola Familiar Rural de Frederico Westphalen, disponibilizando transporte e incentivando os alunos por meio de atividades que instigam a sucessão familiar no campo.

Inscrições abertas para turmas de 2019

As inscrições para as turmas de 2019 já estão abertas e seguem até dia 18 de dezembro, as formações trabalhadas envolvem além das disciplinas e atividades normais do Ensino Médio, a Qualificação em Agricultura, Sucessão da Propriedade, Desenvolvimento de Liderança e Formação Cidadã. Para se inscrever o interessado deve possuir o Ensino Fundamental completo (9° ano) e ser filho(a) de agricultor. 
A coordenadora pedagógica da instituição, Dulcenéia Zonta, destaca sobre as inscrições e também acerca da estrutura física e profissional da Casa Familiar Rural: 
As inscrições devem ser realizadas na sede da Escola na Vila Faguense, junto ao Centro Tecnológico da URI, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais dos municípios de abrangência, escritórios regionais da Emater ou, ainda, pelo telefone (55) 9 9642-9845
Fonte Comunitária FW.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários