Notícias

6/recent/ticker-posts

1º Seminário Regional do Cooperativismo reúne centenas de pessoas

Neste sábado, 1º de julho, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo e para marcar a data Frederico Westphalen está sediando o 1º Seminário Regional do Cooperativismo. Centenas de representantes, associados, autoridades e funcionários de diversas cooperativas do município e da região acompanham o evento que teve início na manhã de hoje e se estende durante a tarde no Salão de Atos da URI/FW. Márcia Faccin, coordenadora da unidade de cooperativismo da Emater e também uma das organizadoras do evento, fala sobre Seminário e sua importância para a região: 
O presidente da Cotrifred, Élio Pacheco, falou sobre o Dia Internacional do Cooperativismo e frisou sobre os números positivos do setor: 
O tema central do encontro é “O cooperativismo como indutor do desenvolvimento regional” e a partir desta temática, os presentes acompanharam palestras que trouxeram dados importantes oriundos do Fórum Regional do Cooperativismo, a fim de mensurar a importância do setor para os municípios e para as famílias rurais. 
Foram englobadas cooperativas das Coredes do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, sendo elas a Sescoop/RS, Creluz, Coperametista, Cotrifred, Cooperjab, Sicredi, Coogamai, Coocampo, Coopatrisul, Coopraff, Cresol, CooperA1, Coopervale, Cotrisal, Coopaza, Sicoob, Cooperativa Vale das Cuias, Cotrepal, Cooperali e Coagril. 
A primeira conversa da manhã trouxe como tema o valor agregado do cooperativismo no Estado e na região, com explanação da assessora de Formação Cooperativista do Sescoop-RS, Ubiracy Barbosa Ávila. Ela tem ampla experiência no desenvolvimento de projetos em educação cooperativista em diversos Estados e países, além de ter trabalhado com temas como juventude e sucessão familiar. Ubiracy apresentou em primeira mão dados importantes para o cooperativismo no estado, como a existência de 420 cooperativas e mais de 2,8 milhões de associados, o que representa 10,5 % do PIB estadual. 

Cooperativismo a nível mundial 

A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) celebra o Dia Internacional do Cooperativismo desde os anos 20. Mas no Brasil, o modelo cooperativo só começou a avançar em meados do século XIX. Assim, o Dia Internacional do Cooperativismo só foi instituído e adotado oficialmente a partir de 1994, representando a confraternização de todos os povos ligados ao cooperativismo. 
Em nível mundial, o tema de 2017, representando o 95º Dia Internacional do Cooperativismo é “Cooperativas garantem que ninguém fique para trás”, quer dizer, celebrar a inclusão também neste setor. O assunto é definido pela ACI. A data é celebrada, mundialmente, sempre no primeiro sábado do mês de julho.
Fonte Comunitária FW.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários