Notícias

6/recent/ticker-posts

Vigília pelo programa camponês no norte do RS

MPA se manteve mobilizado no KM 50 da BR 386/158

   
         Foram dois dias de intensa atividade, debates, panfletagem, cultura e muita mobilização. Em 05 e 06 de abril, as regionais Sarandi, Celeiro, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen se reuniram para dar a sua colaboração à “Jornada Nacional de Lutas Camponesas contra o Golpe! e por um Programa Camponês” do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) às margens do KM 50 da BR 386, a poucos metros do posto da Polícia Rodoviária Federal de Seberi.
A organização estima que foram entre 600 e 700 participantes, vindos de mais de 30 municípios entre os dois dias de atividade, que gerou forte repercussão nos meios de comunicação locais e regionais. No campo da ação, foram realizados seis trancamentos da rodovia, com distribuição de informativos aos motoristas, que em sua maioria demonstraram compreensão e interesse pelas pautas do movimento.
            A pauta de reivindicações centrou-se em 10 pontos: implementação do Programa Camponês, previdência, habitação, seguridade alimentar, agroecologia, apoio aos atingidos pela seca, educação, saúde, regularização fundiária e remuneração de serviços sócio-ambientais. “Uma mobilização atinge seus objetivos quando eleva o nível de consciência de dos militantes presentes e da população do entorno, traz conquistas da pauta e anima para as próximas ações”, explicou Débora Varoli, dirigente do MPA/nacional. Conforme ela destaca, a vigília camponesa em Seberi cumpriu esse papel nos dois dias em que foi mantida junto à BR 386/158.
Além das ações locais, as atenções voltavam-se também para a capital do estado, Porto Alegre, onde representantes do MPA estiveram reunidos com representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Movimento das Mulheres Camponesas (MMC) na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, apresentando a reivindicação de continuidade Programa Camponês no RS. Conforme relatou Plínio Simas, um dos representantes do MPA na mesa de negociações, o secretário Tarcísio José Minetto assumiu o compromisso, em nome do Governo do Estado, de publicar edital no valor de R$ 25 milhões até o dia 25 de abril, período em que os movimentos sociais deverão se articular para a apresentação de projetos de infraestrutura e logística destinados a produção de alimentos orgânicos e ecológicos.

            O MPA do RS segue mobilizado, assim como nos demais 18 estados onde o movimento está presente. Ações em Porto Alegre e em Brasília podem ser realizadas a qualquer momento, tanto em defesa dos 10 pontos de pauta da Jornada Nacional de Lutas Camponesa, quanto manifestações em defesa da democracia, que hoje está posta em risco. No RS, outro grupo de camponeses ligados ao MPA esteve mobilizado nas mesmas datas em Pelotas.
Fonte;Marcos Antonio Corbari
Jornalista / Mtb 16193 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários