Notícias

6/recent/ticker-posts

Pinhal realiza Tarde de Campo para incentivar bovinocultura de leite

A propriedade da Linha São José, do produtor Luís Carlos Pinto Ribeiro, recebeu segunda-feira (16/11) mais de 80 agricultores das comunidades do interior de Pinhal, durante Tarde de Campo sobre Bovinocultura de Leite, promovida pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Agricultura. O objetivo da atividade é fomentar a cadeia produtiva do leite no município de Pinhal. Depois da suinocultura, a bovinocultura de leite é a atividade mais presente nas pequenas propriedades rurais do município.
Em quatro estações, os agricultores acompanharam os diferentes processos que são necessários para o desenvolvimento da atividade leiteira. Melhoramento genético de bovinos de leite foi o tema trabalhado pelo médico veterinário de Pinhal, Felipe Klein. “Algumas características devem ser levadas em consideração para identificar uma boa vaca. A alta produção de leite com alta porcentagem de gordura, proteína e lactose, longa vida produtiva, problemas reprodutivos mínimos, conformação que reduz a incidência de mastite e doenças de casco, conversão alimentar eficiente, entre outras”, destacou o veterinário, garantindo que a melhora do rebanho significa melhora na qualidade do leite e, consequentemente, da renda.
O panorama da situação atual da atividade leiteira e a sua posição no mercado foram assuntos tratados pelo assistente técnico regional de Sistemas de Produção Animal da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Valdir Sangaletti. “O leite é uma atividade importante para a matriz produtiva da região, pois gera renda para as famílias e desenvolve a comunidade local. Será cada vez mais necessário profissionalizar os produtores de leite, desenvolvendo escala de produção e qualidade e, junto disso, a gestão da atividade”.
Sangaletti reforçou também os desafios da atividade leiteira. “A preservação da presença social da atividade, a dinâmica financeira de geração de renda mensal, a escala e qualidade do leite, sistemas de controle de custos e produção, gerenciamento da atividade e redução da penosidade são alguns desafios que a cadeia do leite tem que enfrentar daqui para frente”, afirmou.
O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Palmitinho, Jeferson Vidal Figueiredo, conversou com os agricultores sobre a importância da pastagem perene para a atividade leiteira, em especial nas pequenas propriedades. O agrônomo destacou o planejamento forrageiro como a ferramenta que permite aos produtores calcular a produção e garantir pasto o ano todo para os animais, além da utilização de complementos de forma adequada, de acordo com a produtividade de cada animal. “O que segura a propriedade leiteira é o pasto perene. É  mais sustentável e o baixo custo proporciona maior rendimento ao produtor”, ressaltou.

Sobre irrigação, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Vista Alegre, Maicon Bisognin, falou sobre as vantagens desse sistema para a atividade leiteira, destacando os programas Irrigando a Agricultura Familiar e Mais Água Mais Renda. “O uso da irrigação potencializa o aproveitamento de nutrientes, aumenta a produção de forragem e permite o aumento da lotação de animais por hectare”, explicou Maicon, descrevendo os sistemas existentes no mercado e as especificidades e benefícios de cada um.Na propriedade do Luis Carlos, com 30 hectares, seis são destinados à pastagem perene e dois hectares são de área irrigada. Com 45 animais, a produção média diária é de 18 litros de leite por vaca. Além da bovinocultura de leite, o produtor trabalha com integração de suínos.
Participaram da tarde de campo o prefeito de Pinhal, Edmilson Pelizari, o secretário municipal da Agricultura, Irio Barcarolo, o gerente adjunto do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, e extensionistas técnicos da Emater/RS-Ascar de Pinhal, Rodeio Bonito, Cristal do Sul e Novo Tiradentes.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835 – (55) 9985-3680
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários