Notícias

6/recent/ticker-posts

Após vistorias, Dnit decreta situação de emergência em ponte de Iraí, RS


Após vistorias, Dnit decreta situação de emergência em ponte de Iraí, RS
Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(Dnit) finalizaram nesta terça-feira (10) o laudo que decreta situação de emergência na ponte sobre o Rio Uruguai, em Iraí, no Norte do RioGrande do Sul. Após diversas vistorias na estrutura, uma das principais ligações com Santa Catarina, engenheiros e projetistas da autarquia constataram falhas em um dos vãos, que fica no km 0 da BR-386.
documento elaborado pelo Dnit foi encaminhado ao Ministério dos Transportes, em Brasília. A obra emergencial na ponte, com dispensa de licitação, deve ser contratada até o início de janeiro do ano que vem. O trânsito seguirá em meia pista no local para veículos normais, com velocidade reduzida de 40 km/h. Caminhões bitrens, com peso maior do que 57 toneladas, estão proibidos de cruzar a estrutura.
O Dnit está sinalizando os trechos próximos à ponte para que os motoristas possam pegar rotas alternativas. Mesmo os veículos que possuem licença para transporte acima de 57 toneladas terão que fazer o desvio, ou pelo município de Nonoai, via ERS-406, ou pela BR-153, por Erechim.
As suspeitas sobre a estrutura começaram a ser divulgadas no início de novembro, após uma série de denúncias de moradores e motoristas. As placas da ponte se movem em condições acima do considerado normal. Com a movimento intenso, as proteções laterais, em concreto, também já foram danificadas. Embaixo, é possível perceber que há infiltração nas emendas. O DNIT acredita que o movimento da ponte esteja ligado ao desgaste d
Fonte: g1.com
postado por Levi de Oliveira
Reactions