Notícias

6/recent/ticker-posts

Cristal do Sul mantém vacinação gratuita contra a brucelose e já imunizou mais de _600_ terneiras.




A Administração Municipal de Cristal do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, segue desenvolvendo o programa de vacinação gratuita de fêmeas bovinas e bubalinas contra a brucelose. A iniciativa busca fortalecer a sanidade animal, prevenir a doença e apoiar os produtores rurais do município.

O programa é realizado com base na Lei Municipal nº 2.650/2025, aprovada pela Câmara de Vereadores, que autoriza o Poder Executivo a adquirir a vacina _contra brucelose bovina_ e realizar, sem custos aos produtores, a imunização de fêmeas bovinas e bubalinas _entre 3 a 8 meses_ de idade, além de desenvolver ações de controle da doença.

Antes da implantação da legislação, os pecuaristas precisavam arcar com a taxa referente à vacinação. Com a gratuidade, o município passou a incentivar o cumprimento das exigências sanitárias e a reduzir os custos da produção para os criadores locais.

De acordo com o médico-veterinário da Secretaria da Agricultura, Leandro Pasquali, em pouco mais de um ano desde a implantação da lei, mais de _600_ terneiras já foram vacinadas em Cristal do Sul, resultado que demonstra a adesão dos produtores ao programa.

A brucelose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente bovinos e bubalinos, podendo causar abortos, queda na produtividade e prejuízos econômicos aos produtores. Além dos impactos na pecuária, a enfermidade também é considerada uma zoonose, podendo ser transmitida aos seres humanos.

A Administração Municipal destaca que a manutenção da vacinação gratuita reforça o compromisso com a saúde do rebanho, a valorização dos produtores rurais e o fortalecimento da agropecuária, uma das principais atividades econômicas de Cristal do Sul.


Por Levi de Oliveira/ASCOM Cristal do Sul.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários