Cooperativa avança em
projeto estratégico para continuidade de serviços em situações críticas
Dando continuidade ao seu
compromisso com a excelência no atendimento aos associados e a segurança do
sistema elétrico, a Creluz iniciou uma nova e importante etapa do Plano de
Contingência Ativa. No dia 6 de agosto de 2025, os gerentes Fernando Fiorentin (área
administrativa) e Henrique Berlatto da Rosa (recursos humanos) reuniram-se com
colaboradores da Base Operacional de Palmeira das Missões para apresentar as
ações estratégicas que integram o plano de contingência da cooperativa.
De forma inovadora e pioneira
no setor elétrico cooperativo, a Creluz está ativando um novo Centro de
Operação Integrado (COI), que terá papel fundamental na gestão e monitoramento
do sistema elétrico da cooperativa, incluindo geração, distribuição e controle
de ativos críticos, como subestações, usinas e equipamentos especiais. A
iniciativa fortalece a capacidade da Creluz para responder a eventos climáticos
extremos e aprimorar o gerenciamento de um sistema cada vez mais complexo com a
entrada de recursos energéticos distribuídos.
Atuação integrada
A nova estrutura representa
a segunda fase do Plano de Contingência Ativa, que prevê a atuação simultânea e
integrada de dois Call Centers e dois Centros de Operação, localizados em
Rodeio Bonito e Palmeira das Missões.
A Fase A do plano entrou em
operação no dia 1º de maio de 2025, com a ativação do segundo Call Center. Já a
Fase B foca no novo Centro de Operação em Palmeira das Missões está previsto
para iniciar suas atividades a partir do dia 18 de agosto. Juntas, essas
unidades fortalecem a resiliência e a continuidade operacional da cooperativa
frente a cenários de crise.
Investimentos em estrutura,
tecnologia e equipes
Para alcançar esse novo
patamar de robustez e confiabilidade no sistema elétrico, a Creluz tem
promovido investimentos constantes em infraestrutura física, modernização
tecnológica, capacitação da equipe técnica e aprimoramento dos processos
operacionais.
O presidente da cooperativa,
Elemar Battisti, destaca que os investimentos contemplam a triplicação dos data
centers, ampliação de canais de atendimento telefônico via 0800, duplicação dos
Call Centers e Centros de Operação, fortalecimento das equipes operacionais,
com viaturas leves, pesadas e de linha viva, além da ampliação de subestações e
bases operacionais.
Estamos investindo
fortemente para garantir excelência no atendimento aos nossos associados e
resiliência diante dos desafios que o setor elétrico enfrenta, especialmente
diante de eventos climáticos extremos, afirma Battisti.
Creluz/Divulgação
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