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Creluz amplia capacidade de resposta com nova fase do Plano de Contingência Ativa

 

Cooperativa avança em projeto estratégico para continuidade de serviços em situações críticas

Dando continuidade ao seu compromisso com a excelência no atendimento aos associados e a segurança do sistema elétrico, a Creluz iniciou uma nova e importante etapa do Plano de Contingência Ativa. No dia 6 de agosto de 2025, os gerentes Fernando Fiorentin (área administrativa) e Henrique Berlatto da Rosa (recursos humanos) reuniram-se com colaboradores da Base Operacional de Palmeira das Missões para apresentar as ações estratégicas que integram o plano de contingência da cooperativa.

De forma inovadora e pioneira no setor elétrico cooperativo, a Creluz está ativando um novo Centro de Operação Integrado (COI), que terá papel fundamental na gestão e monitoramento do sistema elétrico da cooperativa, incluindo geração, distribuição e controle de ativos críticos, como subestações, usinas e equipamentos especiais. A iniciativa fortalece a capacidade da Creluz para responder a eventos climáticos extremos e aprimorar o gerenciamento de um sistema cada vez mais complexo com a entrada de recursos energéticos distribuídos.

Atuação integrada

A nova estrutura representa a segunda fase do Plano de Contingência Ativa, que prevê a atuação simultânea e integrada de dois Call Centers e dois Centros de Operação, localizados em Rodeio Bonito e Palmeira das Missões.

A Fase A do plano entrou em operação no dia 1º de maio de 2025, com a ativação do segundo Call Center. Já a Fase B foca no novo Centro de Operação em Palmeira das Missões está previsto para iniciar suas atividades a partir do dia 18 de agosto. Juntas, essas unidades fortalecem a resiliência e a continuidade operacional da cooperativa frente a cenários de crise.

Investimentos em estrutura, tecnologia e equipes

Para alcançar esse novo patamar de robustez e confiabilidade no sistema elétrico, a Creluz tem promovido investimentos constantes em infraestrutura física, modernização tecnológica, capacitação da equipe técnica e aprimoramento dos processos operacionais.

O presidente da cooperativa, Elemar Battisti, destaca que os investimentos contemplam a triplicação dos data centers, ampliação de canais de atendimento telefônico via 0800, duplicação dos Call Centers e Centros de Operação, fortalecimento das equipes operacionais, com viaturas leves, pesadas e de linha viva, além da ampliação de subestações e bases operacionais.

Estamos investindo fortemente para garantir excelência no atendimento aos nossos associados e resiliência diante dos desafios que o setor elétrico enfrenta, especialmente diante de eventos climáticos extremos, afirma Battisti.

Creluz/Divulgação




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