Notícias

6/recent/ticker-posts

Conscientizando a População sobre a Pandemia

 



 

Conscientizar as pessoas do que é fundamental para que possamos ter um controle mais efetivo sobre nossa saúde e para que a doença não se propague de forma rápida e exponencial. O Sistema de Saúde tem buscado alternativas, mas a forma de crescimento e propagação viral é o que define como o Sistema será afetado.

É necessário tentar ao máximo conseguirmos manter o nível de crescimento da doença menor que a quantidade e leitos. Como profissionais da saúde, é nossa obrigação trabalhar ativamente na conscientização da população. Seja pelo meio que for, da forma mais precisa e entendida possível, precisamos fazer com que a prevenção, do isolamento social e do cuidado consigo e com o próximo seja compreendido pela população. Que não é um ato político, e sim um ato de saúde pessoal e coletiva.

Além dos cuidados profissionais, existem pequenas ações no cotidiano que podem ajudar no processo de lidar com a pandemia e com o distanciamento social. Algumas dicas para iniciar uma rotina mais leve e de autocuidado:

Lembre-se que você não está sozinho. Todos estão na mesma situação. E, apesar disso, cada um encontra uma melhor forma de lidar com este momento. Não se compare com outras pessoas e tente encontrar o que mais funciona para você.

Este é um momento intenso e fora do comum. É completamente normal se sentir triste, assustado e/ou menos produtivo que o habitual. Uma pandemia e o distanciamento social geram diversas emoções que são difíceis de lidar. Novos sentimentos são esperados. Não se cobre para estar bem 100% do tempo.

Descanse. O sono regular interfere diretamente no equilíbrio emocional. Portanto, tente dormir 8 horas por dia. Busque atividades que auxiliem no sono profundo e de qualidade.

Alimente-se bem. Ter atenção ao que se come e priorizar uma dieta balanceada permite a ingestão de todos os nutrientes necessários ao organismo. Isso ajuda no bom funcionamento dos processos químicos do cérebro. Cuidar do corpo também é cuidar da mente.

Evite drogas como escape do estresse. Álcool e tabaco se tornam vícios e, a longo prazo, causam muito malefícios à saúde física e mental.

Fortaleça seus contatos, ainda que à distância. Uma conversa com amigos ou com a família por mensagens, ligações telefônicas ou videochamadas pode aliviar sensações ruins. Também faz relembrar que existe uma rede de apoio com a qual você pode contar.

Tire um tempo para você. Não preencha seus dias apenas com atividades obrigatórias - libere um espaço na sua agenda para ler um livro, assistir a um filme, aprender uma habilidade nova, fazer exercícios físicos, ouvir uma música, cozinhar com tranquilidade. A escolha é sua: por você e para você.

Assim, é preciso lutar para possibilitar a todos as condições e acesso aos meios necessários para manter sua saúde. Promover a todos o acesso ao álcool em gel, sabão, máscaras, luvas e a uma alimentação saudável.

Vale lembrar que essas medidas não são para criar pânico, pelo contrário, são para evitá-lo. Cuidar da Saúde de toda população faz parte do nosso trabalho.


Virginia Maria Schumacher Scheid

Enfermeira Especialista Responsável COVID 19 em Cristal do Sul, RS

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários