Notícias

6/recent/ticker-posts

Gaúchos reelegem 19 dos seus 31 deputados federais

RS renova 38% de sua bancada na Câmara dos Deputados | Foto: Marcelo Camargo / ABr

Dos atuais 31 deputados federais gaúchos, 19 obtiveram a reeleição na eleição deste domingo, o que representa uma renovação de 38%. O PT, que elegeu oito parlamentares em 2014, viu sua bancada encolher para cinco cadeiras nesta eleição. Ainda assim, continua como a maior bancada entre os deputados federais gaúchos, seguido pelo MDB e pelo PP, com quatro cada um. Tanto emedebistas quanto progressistas, que contavam com cinco cadeiras após a eleição de 2014, perderam um parlamentar cada.

Um caso simbólico é o do deputado Darcísio Perondi, eleito em 2014 para o sexto mandato com 109 mil votos, e que desta vez fez 38 mil, ficando de fora da Câmara.

O PDT manteve o mesmo número de cadeiras: três. O PTB viu sua bancada cair de três para dois deputados. O PSB manteve duas cadeiras, tendo como novidade a presença de Liziane Bayer, hoje deputada estadual. O PRB continua contando com uma cadeira, a exemplo dos últimos quatro anos. O PSol, que não tinha representantes gaúchos no Congresso, elegeu uma parlamentar – a vereadora da Capital Fernanda Melchionna. O PR reelegeu Giovani Cherini, que em 2014 havia conquistado uma cadeira pelo PDT.

Alguns partidos vão representar o Rio Grande do Sul pela primeira vez no Congresso. O caso mais expressivo é o do PSL, sigla do presidenciável Jair Bolsonaro, que elegeu três parlamentares. O partido surpreendeu ao obter uma soma de 436 mil votos para deputado federal no Rio Grande do Sul, o que representa 7,5% do total. O Novo, em sua primeira eleição para deputado federal, ganhou um assento na bancada gaúcha pela primeira vez ao somar 436 mil votos no total entre os eleitores do Estado.


Deputados eleitos:
PT 05
Paulo Pimenta
Marcon
Henrique Fontana
Bohn Gass
Maria do Rosário

PP 04
Covatti Filho
Afonso Hamm
Pedro Westphalen
Jerônimo Goergen

PMDB 04
Márcio Biolchi
Alceu Moreira
Giovani Feltes
Osmar Terra

PDT 03
Marlon Santos
Pompeo de Mattos
Afonso Motta

PSL 03
Bibo Nunes
Sanderson Federal
Nereu Crispin

PTB 02
Maurício Dziedricki
Marcelo Moraes

PSB 02
Heitor Schuch
Liziane Bayer

PSDB 02
Lucas Redecker
Daniel da TV

NOVO 01
Marcel Van Hatten

DEM 01
Onyx Lorenzoni

PR 01
Giovani Cherini

PSol 01
Fernanda Melchionna

PRB 01
Carlos Gomes

PSD 01
Danrlei

Fonte C.P.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários