Notícias

6/recent/ticker-posts

Produção gaúcha de soja supera 16 milhões de toneladas

Estado deve registrar a maior produção de grãos da sua história | Foto: Daniela Barcellos / Palácio Piratini / CP Memória
A produção gaúcha de soja ultrapassou a marca de 16 milhões de toneladas na safra 2015/2016, conforme levantamento divulgado nesta quinta pela Conab. Na última estimativa, anunciada há um mês, a previsão era de 15,6 milhões de toneladas. Graças principalmente ao desempenho da oleaginosa, o Rio Grande do Sul deve registrar a maior produção de grãos da sua história. A expectativa da Conab é de que sejam colhidas 32,589 milhões de toneladas, um acréscimo de 3,1% em relação ao ciclo anterior – incluindo as lavouras de verão, já colhidas, e a safra atual de trigo, que ainda está sendo plantada.
"Na somatória dos grãos, é um recorde no Estado. E no trigo tende a ser ainda maior, porque há uma tendência nacional na elevação da produção no país", afirma o superintendente da Conab no Rio Grande do Sul, Glauto Lisboa Melo Júnior. A projeção para a soja é de 16,201 milhões de toneladas, 8,9% a mais do que na última safra, o que confirma projeções feitas no início da colheita.
Entre as principais culturas do Estado, o arroz registrou o pior desempenho. Castigadas pelas chuvas, as lavouras tiveram uma produção de 7,520 milhões de toneladas, queda de 12,8%. Ainda assim, o Estado é responsável por 70,6% da produção nacional do cereal. O milho, por sua vez, alcançou boa produtividade (alta de 9,1%), mas devido à redução de 12,5% na área viu a produção encolher 4,5%, chegando a 5,892 milhões de toneladas.
Fonte Correio do povo
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários