Notícias

6/recent/ticker-posts

Cigres realiza com sucesso mais uma SIPAT



Foi realizada entre os dias 28 de abril e 2 de maio mais uma edição da Semana Interna de Prevnção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES). A atividade, programada de acordo com as demandas dos próprios funcionários do consórcio, acontece com periodicidade anual e propõe através de palestras e atividades de integração a reflexão a respeito da saúde do trabalhador, qualidade de vida e, claro, prevenção aos acidentes de trabalho.

O administrador do CIGRES, Elton Côcco Martins destacou a importância da atividade: “Nós estamos falando de pessoas que dedicam a sua força de trabalho para resolver um problema gerado pela sociedade, que é a destinação dos resíduos sólidos, por isso toda ação em benefício de suas demandas profissionais e pessoais recebe o suporte e apoio do nosso consórcio”. As atividades contemplaram palestras abordando temáticas como motivação, saúde do trabalhador, alcoolismo e drogadição, ginástica laboral, direitos e deveres. Além da programação oficial, os operários e técnicos do consórcio participaram de uma confraternização no dia 1 de maio, comemorando o Dia do Trabalhador.

A presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA, Marilaine Martins Carvalho, destacou a avaliação positiva das atividades: “A semana foi positiva, as palestras contemplaram as nossas expectativas e tiramos muitas informações novas para melhorar nossa rotina de trabalho e até nossas relações pessoais aqui, em nossas famílias e também com nossos amigos”. Iracema Martins da Silva, integrante do grupo que organizou as atividades da SIPAT neste ano concorda com a avaliação da colega: “São muitos temas importantes para nosso exercício profissional, para que cada um tenha mais qualidade de vida no trabalho e na vida particular, precisa se conscientizar de coisas simples como utilizar o equipamento de prevenção direitinho, ter honestidade nas relações pessoais e manter um bom relacionamento com os colegas e com os superiores, por exemplo”.

O palestrante Tiago Souza de Queiroz, técnico em segurança do trabalho na empresa Labor Palmeira, fez questão de destacar os bons resultados de mais uma SIPAT: “A mensagem que nós tiramos daqui é positiva, ela nos reafirma que a nossa vida não tem preço, por isso somos desafiados a prestar muita atenção em todos os nossos procedimentos em nosso local de trabalho”. Outro palestrante, Paulo Sérgio Loss, que falou sobre a prevenção e o combate ao alcoolismo e a drogadição também comentou as atividades: “Nós ficamos felizes com a oportunidade de poder conversar com essas pessoas tão especiais, trazendo informações a respeito de problemas que podem se manifestar na vida particular de cada um, na sua família ou mesmo nas suas relações de amizade e refletir negativamente no ambiente de trabalho, por isso procuramos informar e, se nossa fala ajudou uma pessoa ao menos entre todos os presentes, já consideramos a missão cumprida”.

Segundo os organizadores a participação dos funcionários e técnicos foi satisfatória, alcançando a meta proposta pela comissão organizadora das atividades. “Nosso desafio agora é colocar em prática tudo o que nós aprendemos de novo ou mesmo o que nós relembramos nestes dias, para evitar acidentes e para cuidar bem da nossa saúde”, concluiu a Marilaine, em nome de todos os integrantes da CIPA e do coletivo dos funcionários e técnicos do CIGRES.




Fotos: Marcos Corbari / Cigres

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários