Notícias

6/recent/ticker-posts

Creluz amplia o horto florestal





Cooperativa reforça seu compromisso com o meio ambiente

Na manhã da última sexta 22, a Creluz inaugurou a ampliação do seu Horto Florestal, localizado na Linha Tres interior do município de Pinhal. A solenidade inaugural contou com a presença dos colaboradores da Cooperativa, conselheiros, direção e autoridades locais.
A partir da ampliação, o complexo ecológico da Creluz tem capacidade para a produção de até 400 mil mudas ao ano, promovendo a captação da água da chuva para a irrigação das plantas, além de utilizar garrafas pet, pneus e postes inutilizados em sua estrutura.
O Horto, totalmente reformulado, fica a disposição dos associados, escolas e entidades da região para visitação. Na produção de mudas nativas da flora regional, também são utilizados resíduos de galhos e folhas recolhidos dos canais de adução das Usinas da Creluz e transformados em adubo orgânico.
A partir da ampliação, serão produzidas mudas de mais espécies nativas, inclusive está em estudo o incremento da erva mate. O trabalho é coordenado pelo biólogo Andrews Signori.
O presidente da Creluz, professor Elemar Battisti destaca que o empreendimento não é apenas um Horto, mas sim uma estação ecológica com aplicação do telhado verde e a utilização de outros materiais. “Para fazer um trabalho assim é preciso ter compromisso social e ambiental, não se faz ambientalismo da noite para o dia”, destaca Battisti.
O prefeito de Pinhal, Edmilson Pedro Pelizari, que prestigiou o ato inaugural, lembrou que este trabalho da Creluz é muito importante a medida que supre uma necessidade no fornecimento de mudas para o reflorestamento em toda a região, além de enfatizar a eficiência da cooperativa na geração e distribuição de energia.
A direção da Creluz entregou mudas produzidas no próprio horto para as autoridades presentes. O colaborador da Cooperativa Adelar de Melo, recebeu em nome de toda a equipe de funcionários, uma muda das mãos do presidente Elemar Battisti (foto).
Ainda no dia 22, aconteceu o encerramento da 36ª edição da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT), com almoço de confraternização de final de ano, com a presença de colaboradores, conselheiros e direção da Creluz.


Edevaldo Stacke/Ascom Creluz
Postado por Levi de Oliveira


Reactions