Notícias

6/recent/ticker-posts

Beneficiários do RS Mais Renda e Fomento participam de capacitação de inclusão social e produtiva em Cristal do Sul


  
Crédito: Divulgação - Emater/RS-Ascar
A inclusão social e produtiva foi tema da capacitação do módulo III para beneficiários dos Programas RS Mais Renda e Fomento, de Cristal do Sul. O encontro aconteceu na Casa da Terceira Idade, na sexta-feira (04/10) e reuniu 50 pessoas. Estiveram presentes representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), da Emater/RS-Ascar e comitê gestor, formado por agricultores e entidades que colaboram na realização dos programas.

A capacitação iniciou com uma dinâmica motivacional e um trabalho de resgate de autoestima realizado pela extensionista de Bem-estar Social da Emater/RS-Ascar, FabianeBonaféKerber. Para ela, trabalhos como este são essenciais para incentivar o lado social destas pessoas. “Além da inclusão produtiva, procuramos resgatar um pouco a autoestima dos beneficiários, para que possam se ver de maneira diferente, se aceitando e valorizando”, comentou.

A importância da partilha e troca das sementes crioulas foi assunto abordado pela engenheira agrônoma Luciana Ferro Schneider. “A motivação de todos durante o dia foi fruto do trabalho constante que viemos realizando nas propriedades. Muitas ideias produtivas nascem de um dia como este e o tema das sementes crioulas é fundamental para realizar esse trabalho”, afirmou Luciana, sobre a realização das capacitações realizadas pelos programas RS Mais Renda e Fomento.

A técnica agrícola do MPA, Roberta Coimbra, aprofundou o tema palestrando sobre as sementes crioulas, com foco na agroecologia. Na ocasião, foram apresentadas sementes crioulas de gergelim, milho, feijão, crotalária e melão, destacando os benefícios e o resgate da variabilidade genética nas propriedades. Na sequência, os produtores realizaram a troca de sementes e houve a distribuição de sementes crioulas doadas pelo MPA, além de mudas nativas de araucária, oferecidas pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, através do professor Edson Cantarelli.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
Postado por Levi de Oliveira

Reactions