Notícias

6/recent/ticker-posts

Aula inaugural e formação do Pronatec acontece na região

A 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participou da aula inaugural do Curso Técnico em Informática do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (Cafw), ocorrida na última terça-feira, 9, no auditório da instituição de ensino. O curso é ofertado pelo Cafw por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. 
O evento foi pautado por palestras, painéis e formação. A explanação do que é e como funciona o Pronatec foi realizada pelo coordenador-adjunto do programa no Cafw, Arlindo Preste de Lima, Aula Inaugural com a palestra “Curso Técnico em Informática? Eu faria”, proferida pelo coordenador, Joel da Silva e “Legislação e Funcionamento do Pronatec” com o adjunto da 20ªCRE, João Carlos Poletti. Os diversos painéis apresentados foram mediados pelo assessor regional do Pronatec, Eguemar Luiz Boelter.
 Em sua intervenção, a coordenadora da 20ª CRE, Idalina da Silva Machado, frisou o momento especial, ressaltando a parceria com o Cafw/UFSM na promoção de uma educação pública de qualidade e gratuita. “A formação profissional através dos cursos técnicos é a vivência de uma realidade consistente em que nossos parceiros garantem o acesso à população”, disse.
O diretor do estabelecimento, Fernando de Cristo, fez um resgate da história e atuação do Cafw, lembrando a trajetória de sucesso dos alunos que frequentaram os cursos técnicos no educandário. “Hoje estamos com a 10ª turma em andamento e assim seguimos sempre embrenhados nas lutas para desenvolver nossa região”, frisou.
De acordo com o coordenador do Curso Técnico em Informática do Cafw, Bruno Boniati, o curso conta com 50 alunos oriundos de seis municípios da região. “É uma clientela que nasceu no meio da tecnologia e tem curiosidade de saber como tudo funciona na prática”, salientou.

Para a aluna de Seberi, Patrícia Mattes, 17 anos, o curso de Técnico em Informática vem lhe proporcionando conhecimento na área, oportunidade de trabalho e a escolha de qual curso superior buscar. “Eu ainda não tinha certeza qual faculdade fazer e o curso técnico venho auxiliar na minha escolha”, disse. 

O Curso Técnico em Informática tem por objetivo proporcionar aos futuros profissionais o desenvolvimento de aptidões para a vida profissional, colaborando para a melhoria dos setores industriais, comerciais e serviços da região.  A previsão é de uma carga horária de 1.230 horas. O egresso sairá com a titulação de Técnico em Informática.

A cerimônia contou com a presença do diretor do estabelecimento, Fernando de Cristo, titular da 20ªCRE, Idalina da Silva Machado e o adjunto, João Carlos Poletti, professores responsáveis pelo Pronatec- Cafw/UFSM, coordenador, Joel da Silva e o adjunto, Arlindo Preste de Lima, assessor regional do Pronatec, Eguemar Luiz Boelter, e assessora da 20ªCRE, Sali Fortes, coordenador do Curso Técnico em Informática do Cafw, Bruno Boniati, Gestores do Pronatec na região (diretores, secretários municipais de Educação e prefeitos) e estudantes de Informática.

O encontro de Formação para os Gestores do Pronatec também ocorreu na quinta-feira, 10, na Câmara Municipal de Vereadores em Palmeira das Missões. 
Em ambas as ocasiões, houve o Lançamento da I Mostra Regional de Ciências e IV Mostra de Ciências do CAFW pelo responsável, professor Jairo José Manfio


Crédito: Jô do Carmo ASCOM/20CRE
Postado por Levi de Oliveira

Reactions