Notícias

6/recent/ticker-posts

Lula e Bolsonaro irão disputar segundo turno

 

O Brasil vai definir o novo presidente da República no segundo turno. Com a consolidação dos resultados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 48,39% e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) obteve 43,23% dos votos válidos. Lula e Bolsonaro terão mais três semanas de campanha para disputar os votos dos eleitores e o 2º turno acontecerá no dia 30 de outubro.

Os percentuais dos candidatos confirmam as pesquisas de intenção de voto dos últimos dias. Os principais institutos apontavam uma indefinição sobre o fim da disputa ainda no primeiro turno, mas com vantagem de Lula. Desde o início da campanha eleitoral, o petista se manteve à frente nas pesquisas de intenção de voto, sempre seguido por Bolsonaro. E nenhum dos nomes apresentados como alternativa demonstrou capacidade de se aproximar dos dois candidatos. A diferença foi o crescimento de Bolsonaro em relação ao que indicavam os institutos de pesquisa. O candidato à reeleição liderou boa parte da apuração e só foi ultrapassado por Lula na reta final.Toda a disputa eleitoral foi marcada pelo enfrentamento direto entre Bolsonaro e Lula. A campanha de petista apostou na demonstração das diferenças dos governos de Lula para a gestão de Bolsonaro – especialmente em temas como o combate à fome, a geração de emprego e a ampliação do financiamento em áreas como educação. Nos últimos dias, o esforço de militantes foi para conquistar os votos anti-bolsonaristas que iriam para Tebet e Ciro, com a intenção de encerrar a disputa ainda no 1º turno.

Já o atual presidente Jair Bolsonaro realizou uma campanha enfatizando os episódios de corrupção das gestões petistas de Lula e da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). Apesar da tentativa de se aproximar dos eleitores moderados, Bolsonaro realizou uma campanha marcada por episódios de questionamento da legitimidade do processo eleitoral, ataques a adversários e jornalistas.

Fonte Sul 21

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários