Notícias

6/recent/ticker-posts

Curso de reciclagem transformou pneus usados em brinquedos e artigos de decoração em Cristal do Sul.





                            Reciclar, reutilizar e transformar o velho, são as palavras do momento, até porque o mundo está se conscientizando mais sobre a reciclagem e tendo mais cuidado com o meio ambiente.
A todo o momento, itens velhos são renovados para uma decoração sustentável. Cada pneu de borracha descartado no lixo pode demorar até 600 anos para se decompor na natureza e Se for queimado, produz uma fumaça escura e poluente, se armazenado de forma errada, torna-se uma ameaça à saúde pública já que facilmente vira um criadouro de mosquitos, principalmente transmissores de doenças. Com todos estes problemas, garantir a destinação correta deste tipo de resíduo tem sido um desafio para todos.
   Sabendo disso e preocupada com o destino correto destes objetos, a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria da educação e administração municipal de Cristal do Sul e buscando alternativas para este problema resolveu reciclar, onde foram transformados pneus velhos em um parquinho de brinquedos na praça municipal João Cardoso Pinto com o intuito de ressaltar também importância do Brincar na sociedade.
Os pneus possuem funcionalidade além do que todos imaginavam!
Pensando assim a reciclagem é o melhor caminho, foram utilizados 100 pneus para a construção do parquinho, foi feito pula-pula, balanços, minhocão, cadeiras, mesas, joaninha, tartaruga, lixeiras, motos, xícaras e chaleiras.
   Para a secretária do Meio Ambiente Cristina Ribeiro o foco é conscientizar os adultos sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e disponibilizar tempo para as crianças brincarem, os momentos das brincadeiras livres, onde podem correr e se movimentar, faz parte da necessidade das crianças para que possam desenvolver-se plenamente, de forma sadia, física e emocionalmente.
     O curso aconteceu nos dias 23 a 26 de janeiro de 2018 junto ao parque de máquinas e foi ministrado pelo instrutor do SENAR/RS Neuri Nardi e participaram 12 pessoas que tiveram a oportunidade de aprender a realizar uma infinidade de ornamentos e objetos de utilidade para o dia-a-dia.
   O curso foi realizado graças à parceria firmada entre administração municipal de Cristal do Sul e Sindicato Rural de Frederico Westphalen e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
























Fonte:Levi de Oliveira
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários