Notícias

6/recent/ticker-posts

Comitiva De Camponeses E Representantes Do Governo Do Estado Da Bahia Visitam As Experiências Do Programa Camponês No RS

Foto: MPA
Foto: MPA
Representantes do Governo do Estado da Bahia, o Parlamentar Marcelino Galo e militantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) na Bahia integram uma Comitiva que foi conhecer as experiências desenvolvidas por meio do Programa Camponês no Rio Grande do Sul.
O Movimento tem contribuindo na construção de políticas públicas para o campo brasileiro, na perspectiva de atender a Classe Camponesa desenvolvendo ações voltadas para a produção agroecológica e a produção de alimentos, neste sentido, no ano de 2013, o MPA e demais organizações da Via Campesina junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul desenvolveu o Programa Camponês que tem como objetivo a massificação da transição agroecológica, abastecimento popular, crédito desbancarizado e estimular a cooperação e o cooperativismo.
Foto: MPA
Foto: MPA
Na Bahia, o MPA vem pautando junto ao Governo Estadual a construção de um Programa Camponês considerando a realidade do Campesinato baiano, tendo em vista que no Estado é o concentra a maior número de agricultores familiares do país, (com 665.831 estabelecimentos).
Na perspectiva de dar passos nessa construção foi realizado um intercâmbio para conhecer as experiências desenvolvidas no Rio grande do Sul nos dias 16 e 17 de janeiro, com representantes da direção do MPA, representantes do governo através do diretor da Companhia de Ação Regional Wilson Dias, técnicos e do Deputado Estadual Marcelino Galo.
Foto: MPA
Foto: MPA
Na avaliação dos representantes do Governo do Estado da Bahia, visitar essa experiência foi importante e o governo se compromete estudar um arranjo institucional para implementação do Programa no Estado.
Para os militantes representante do MPA-Bahia, fica a expectativa de que esta visita possibilite agilidade por parte do Governador Rui Costa anunciar ainda neste ano, 2018, a construção do Programa Camponês na Bahia.
Por Comunicação MPA
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários