PROGRAMAÇÃO AO VIVO APARTIR DAS 6:00 DA MANHÃ.
40ª Romaria da Terra resgata luta do MST para a conquista da fazenda Annoni « Rádio Coletiva

Radio

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

40ª Romaria da Terra resgata luta do MST para a conquista da fazenda Annoni

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017 - by radiocoletiva105.9 0

Milhares de pessoas do Rio Grande do Sul participaram da 40ª Romaria da Terra nesta terça-feira | Foto: Divulgação / MST / CP


Milhares de pessoas do Rio Grande do Sul participaram da 40ª Romaria da Terra nesta terça-feira na antiga fazenda Annoni, localizada no município de Pontão. O local foi o primeiro a receber uma ocupação brasileira por famílias organizadas no MST. A edição comemorativa do evento acontece na terça de Carnaval devido ao aniversário de morte do indígena Sepé Tiaraju. A data lembra a luta dos agricultores do assentamento por transformação soscial, sendo norteada pelo tema "Romaria da Terra: 40 anos de Luta e memória das conquistas".
A acolhida aos romeiros iniciou por volta das 7h30min no Instituto Educar e seguiu caminhada até a sede da comunidade Nossa Senhora Aparecida. Durante o trajeto, de cerca de 2 quilômetros, foram carregadas 40 tochas em celebração aos 40 anos da Romaria da Terra e uma cruz de mais de 3 metros de altura com escoras, representando as dificuldades enfrentadas pelos agricultores e a solidariedade que eles receberam da igreja, universidades, artistas, partidos políticos e sindicatos à época dos acampamentos na Encruzilhada Natalino e na fazenda Annoni. A cruz levava tiras de tecido nas cores branco e vermelho, em memória às crianças e adultos que morreram nos dois acampamentos, vítimas da falta de assistência médica por parte dos governos.
O coordenador nacional do MST, João Pedro Stedile foi um dos fundadores do Movimento e ajudou na organização das famílias nas ocupações das fazendas Macali, Brilhante e Encruzilhada Natalino. Na 40ª romaria, ele criticou as medidas de retiradas de direitos adotadas pelo governo Temer e falou dos desafios da classe trabalhadora na atual conjuntura política. “Em tempos de crise, temos que fazer trabalho de base para uma formação política que leve as pessoas a refletir sobre os problemas que estamos enfrentando”, apontou.
Após chegarem ao Assentamento Nossa Senhora Aparecida, os romeiros participaram de uma celebração eucarística, coordenada pela Arquidiocese de Passo Fundo, e de tribuna popular. No local, também foi realizada uma feira com produtos da reforma agrária.
Fonte Correio do povo

Tags:


0 comentários:

© 2014 Rádio ColetivaTodos os Direitos Reservad