Notícias

6/recent/ticker-posts

Primeira agroindústria familiar está em funcionamento no município de Cristal do Sul

O Moinho D’Pedra, da Familia Tenedini, agroindústria para produção de farinha de milho, que está em operacionalização desde o começo do ano de 2016 lançou sua marca no mercado, durante a Expofred, no pavilhão das agroindústrias. E para este sonho ser colocado em prática, houve a colaboração do Emater Ascar e a parceira do poder publico municipal, com o prédio onde funciona o moinho. Localizado na Linha São Carlos, RS 587, no interior do município de Cristal do Sul.
            Sobre este sonho, os proprietários Adriana e Valcir, nos contam que tinham um sonho antigo de ter seu próprio negócio. E já tinham uma relação e conhecimento sobre moinho, pelo fato que antigamente os pais de Adriana, detinham um moinho na Linha São Miguel do Braga neste mesmo município.
            Mas montar um moinho não era tão fácil assim, tanto que foram necessários 8 anos, para que o sonho se tornasse realidade, e durante este período o jogo de pedra adquirido de um tio de Adriana ficou guardado, esperando melhores condições financeiras da família, pois este obstáculo sempre adiava o projeto.
Para a implantação do moinho, o casal fez algumas visitas até o moinho Socol de Casca - RS. Além disso, com o apoio do Escritório da Emater e do poder público municipal, e através de planejamentos a família conseguiu tirar o sonho do papel e tornar realidade.
Para o técnico da Emater, de Cristal do Sul, Daniel Verdi, uma agroindústria familiar é uma das maneiras de agregar valor ao produto, produzido na propriedade. E também uma maneira de viabilizar uma família no meio rural com renda e qualidade de vida, além de ser uma alternativa de proporcionar aos jovens uma atividade que tenha menor penosidade de trabalho.
Para quem, assim como Valcir tem o sonho de construir uma agroindústria, Daniel ressalta que isto é possível sim, desde que tenha viabilidade técnica e econômica. E ressalta a existência de linhas de crédito que incentivam essa prática, com juros subsidiados. E acredita ser esta uma atividade que gera renda, e uma alternativa para as pequenas propriedades que estão com produção limitada pela questão do seu tamanho.
Daniel ainda observa que atualmente um dos entraves para a instalação de agroindústrias familiar é a burocratização e a pouca orientação, dos órgãos municipais e de inspeção para os produtos tanto vegetais como de origem animal. Estas questões são obstáculos, mas não podem se tornar empecilhos para o não desenvolvimento de bons projetos, com ideias novas e que fortaleçam a agricultura e a permanência do jovem no campo.
A agroindústria, Moinho D’ Pedra, possui o selo de marca de certificação “Sabor Gaúcho”, o que significa ser de produtos provenientes de estabelecimentos de produção
artesanal. É por meio dele que os produtos serão identificados nos supermercados, feiras e pontos de vendas, como sinônimo de produtos oriundos de agroindústrias familiares rurais produzidos artesanalmente, com desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda no campo e preservação do meio ambiente.
            Sobre os projetos futuros para a agroindústria, Valcir e Adriana nos contam que querem sempre melhorar e ampliar. Já tem o projeto de construir um silo, para a secagem do milho, o que vai melhora ainda mais a qualidade do produto e futuramente também pretendem produzir canjica e polenta pré-cozida.
            Esta é a história da primeira agroindústria em funcionamento no município de Cristal do Sul, e que muitas outras ainda possam ser contadas.
 Postado por Coletiva FM 87.5

Foto e texto: Aliete do Prado


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários