Notícias

6/recent/ticker-posts

Crianças emocionam ao trazer para o palco a encenação de várias histórias

Muitos de nós já escutamos com prazer o relato de alguém que ganhou honestamente sua vida sem sair do seu país, ou mesmo de fatos e histórias que aconteceram há alguns anos, e muitos desses relatos são de camponeses. Mas o que percebemos atualmente é que esta arte de contar histórias está desaparecendo. Estas também são considerações de Walter Benjamin (1994), o qual afirma que a arte de narrar está em vias de extinção, pois é cada vez mais raro pessoas que sabem narrar devidamente, e quando se pede num grupo que alguém narre alguma coisa, o embaraço se generaliza. É como se estivéssemos privados de uma faculdade que nos parecia segura e inalienável: a faculdade de intercambiar experiências.
            Considerando esta importância de desenvolver nas crianças, desde pequenos, a habilidade de contar histórias, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Benjamim Rosato realizou um projeto “Hora da Leitura”. E durante o ano foram desenvolvidas várias atividades, como contação de várias histórias com o Grupo de alunos da URI-FW, além de diferentes atividades que foram exploradas pelos professores, envolvendo histórias e diariamente um momento destinado para a leitura na escola.
            A culminância deste projeto aconteceu na tarde de quinta-feira, 27, na qual os alunos do Pré ao 4º ano realizaram apresentações. Para a diretora do educandário “O hábito da leitura pode nos trazer diversos benefícios essenciais para o nosso desenvolvimento, e nos ajuda a ter mais conhecimento, cultura, desenvolve o raciocínio e tantas outras habilidade, e ler é um hábito saudável, que alimenta a nossa imaginação para um mundo totalmente diferente e colorido”.
            Durante as apresentações era perceptível o encanto dos alunos, professores e funcionários, diante das emocionantes apresentações. Vale ressaltar que todos deram um show, venceram seus medos e mostram muito talento e criatividade. Parabéns aos professores pelo trabalho desenvolvido e a surpresa que trouxeram nas histórias modificadas. A seguir a relação de cada turma, a apresentação realizada e as professoras responsáveis:

Pré A 1 – Encenaram a música “Ursinho Pimpão”. Na turma são 16 alunos. Professora Ionês Martins de Azevedo e a monitora Ieda Ritterbuch.
Pré A 2 – Encenaram a história “Casamento de Dona Baratinha”. Na turma são 16 alunos. Professora Carla Rosilei da Silva e monitora Elisiane Elvanger.
Pré B – Encenaram a música “Linda Rosa Juvenil”. Na turma são 27 alunos. Professora Karine Busatto e monitora Jandira Monteiro.
1º ano – Encenaram a história “As dez lagartas”. Na turma são 13 alunos. Professora Marli Fatima de Azevedo Facco.
2º ano – Dramatizaram a história “O porquinho guloso”. Na turma são 14 alunos. Professora Sandra Regina Pegoraro da Silva e monitora Fabrícia Galdoni.
3º ano – Adaptação do conto “Eram dez na cama”, de acordo com a realidade escolar dos alunos. Na turma são 15 alunos. Professora Dilce Marli Vaszkievicz e monitora Alessandra Kolwoski Pinto.
4º ano – Encenação “Branca de Neve e os Sete Anões”, a história modificada. Na turma são 18 alunos. Professora Sonia Maria Gemelli Paier e monitora Edinara da Silva.








Postado por Coletiva FM 87,5  Foto e texto: Aliete do Prado
  

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários