Notícias

6/recent/ticker-posts

Comunidade de Cristal do Sul se mobiliza para reabrir a Rádio Comunitária

Lideranças e representantes de entidades,
comunidades e poder público se mobilizando para reabrir a Rádio Comunitária.





            Na noite desta quarta-feira, 19, reuniram-se nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Cristal do Sul, representantes de diversas entidades do município para debater maneiras possíveis de reabrir a Rádio Comunitária, Coletiva FM. Após a abertura oficial da reunião, o atual presidente da Associação de Rádio, Avelino José de Souza, falou um pouco sobre o início desde projeto, também contribuíram nesta explanação Vilmar Binsfeld e Alcides Goetz. Pois foram ele, juntamente com outras lideranças que realizaram as primeiras mobilizações, há 12 anos, para ser possível a implantação de uma Rádio Comunitária no município.
            Em seguida foi aberto espaço para cada entidade, liderança e autoridades presentes se manifestarem e apresentarem suas sugestões para a arrecadação de fundos, que tornem possível reabrir a rádio. Entre as ideias apresentadas foram a realização de rifas, coletas entre os sócios das comunidades e entidades, e possivelmente um almoço, com alimentos doados pela comunidade e a venda de ingressos para a sociedade.
            Para Avelino esta mobilização da comunidade é importante no sentido da união das pessoas para colocar novamente a Rádio Comunitária no ar. Pois a Rádio Comunitária é da comunidade, cada um deve sentir-se parte desta emissora e assim também ser valorizado. Neste sentido foi possível perceber a grande mobilização de toda a comunidade cristalense em prol da reestruturação da Rádio Comunitária, pois se compreende a importância deste Meio de Comunicação para a comunidade.
            Sobre esta mobilização da comunidade, Noemi Tavares Bodanesi, da Igreja do Evangélio Quadrangular, afirma que “Como igreja que somos, estamos aqui para apaziguar, pois foi um fato horrendo, que chocou. Mas nós temos que apregoar a paz, mesmo porque Cristal do Sul é do Senhor Jesus”.
            O coordenador da Capela Imaculada Conceição, Ari Vargas, ressalta que: “Esta é uma manifestação bonita da comunidade e que causou também surpresa pelo envolvimento da sociedade em prol da reestruturação da Rádio Comunitária. E o fato de não ter, neste momento, uma rádio no nosso município, é que se percebe a falta que ela nos faz e o quanto é importante um meio de comunicação que fale da gente. Pois é a nossa a terra, a nossa gente”.
            Sobre a necessidade da Rádio Comunitária para os cidadãos cristalenses, Elias Graebin, no momento presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cristal do Sul, observa que “A gente percebe que a rádio interessa a toda a comunidade, em que sentimos falta para passar os recados”. Ele ainda Graebin analisa que “Hoje há muito mais interesse da comunidade em geral para reerguer, do que quando foi criada. E fico feliz com a união das forças, e acredito que teremos um final feliz de reabrir a rádio e talvez será ainda melhor, mais organizado, a partir desse período sem este Meio de Comunicação”.
            Já a vice-prefeita, Maristela Fátima Zadinello afirma estar muito triste devido aos últimos acontecimentos na Rádio Comunitária e ressalta que: “estamos todos trabalhando para reconstruir a Rádio. Através de um trabalho bonito, de solidariedade, em que todas as comunidades, entidades e poder público estão se mobilizando para juntos a Rádio voltar ao ar”.
            A reunião foi finalizada com um vídeo de motivação, para continuar lutando mesmo que haja desafios e barreiras para serem percorridos.
Gostaríamos de ressaltar ainda que quando as sugestões lançadas na reunião estiverem sendo efetuadas, as mesmas serão divulgadas por meio deste site, para todos que desejarem, poderão contribuir para a reabertura da Rádio Comunitária.


Vilmar Binsfeld, Avelino Jose de Souza e Alcides Goetez relatando sobre  a implantação
da Rádio Comunitária no município, há 12 anos.



 Coletiva FM
Texto e fotos Aliete Do Prado Martins
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários