Notícias

6/recent/ticker-posts

Produtores de milho devem plantar o quanto antes


Foto ilustrativa

Como os produtores de milho não precisam esperar o fim de nenhum vazio sanitário, muitos querem jogar as sementes no solo o quanto antes. É bom que façam isso mesmo, porque pode faltar umidade nas lavouras do Sul do Brasil a partir de dezembro, segundo informações da Somar Meteorologia.

Agosto vai ser um mês mais frio do que o normal e há inclusive previsão de geada a partir da segunda quinzena, o que tem deixado os produtores em alerta. “Acontece que a geada será pontual e pouco prejuízo deve trazer aos produtores, já a estiagem é certa e bem mais abrangente para o fim do ciclo das lavouras do Sul. Portanto, antecipar é o melhor conselho que podemos dar”, diz a meteorologista da Somar, Desirée Brandt.

Agosto setembro e outubro ainda apresentam chuva com bons volumes acumulados, inclusive acima da média em algumas áreas dos três estados do Sul. Já a partir de novembro, conforme a umidade estiver voltando para as áreas muito secas de Mato Grosso, Goiás e Matopiba, vai faltar chuva no Sul.

Por enquanto, os modelos numéricos de previsão do tempo estão indicando apenas 22 milímetros acumulados para Londrina, norte do Paraná, em dezembro.

“Precisamos ficar atentos porque, mesmo sem um La Niña configurado, a situação climática desta safra será bem diferente da anterior”, alerta Desirée. Segundo ela, os riscos de estiagem serão bem maiores para a próxima safra no Sul do Brasil e há riscos de quebras.

Fonte: Canal Rural

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários