PROGRAMAÇÃO AO VIVO APARTIR DAS 6:00 DA MANHÃ.
Protesto na agência do INSS marca primeiro dia da Caravana da Agricultura Familiar em Defesa da Previdência Social em Três Passos « Rádio Coletiva

Radio

terça-feira, 26 de julho de 2016

Protesto na agência do INSS marca primeiro dia da Caravana da Agricultura Familiar em Defesa da Previdência Social em Três Passos

terça-feira, 26 de julho de 2016 - by radiocoletiva105.9 0

M
esmo com o mau tempo, que predominou nesta terça-feira (26), centenas de agricultores familiares participaram da primeira mobilização regional que marcou o início da Caravana da Agricultura Familiar em Defesa da Previdência Social, promovida pela Fetraf-RS, em Três Passos. Devido à chuva, a concentração inicial aconteceu, às 9h, no Salão Comunitário do Bairro Pindorama.
Agricultores evidenciaram a importância da previdência social
A abertura do ato foi marcada pela apresentação de uma mística, onde os agricultores familiares elencaram as principais conquistas previdenciárias da categoria ao longo das últimas décadas. A aposentadoria aos 55 anos para mulheres e 60 para homens, a pensão por morte, o salário maternidade e auxílio-doença foram alguns dos direitos que eles evidenciaram. Ao mesmo tempo, os agricultores enfatizaram que para tal, foi necessário muita luta.  Em seguida, as lideranças e autoridades presentes falaram sobre a importância da previdência para a agricultura familiar.
A coordenadora da Fetraf-RS, Cleonice Back, frisou a relevância social e econômica da previdência. “A aposentadoria proporciona dignidade e distribuição de renda ao agricultor, que começa a trabalhar, geralmente antes dos 14 anos de idade, mas também, fomenta e dinamiza as economias dos municípios. Não iremos permitir a retirada de nossos direitos, conquistados com muita luta”, finalizou Back.
Caravana fecha a sede do INSS
Após a concentração inicial, os agricultores saíram em marcha pelas ruas da cidade de Três Passos até a sede da agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).  No local, eles fecharam o acesso ao prédio e permaneceram até às 15 horas, em protesto pela possível reforma previdenciária dos rurais.  Com faixas contra a reforma previdenciária e a favor da aposentadoria digna aos trabalhadores rurais, os agricultores discursaram e afirmaram que não “pagarão pato” da previdência.
“Estamos dando o recado para o governo federal de que, no momento que a reforma da previdência for encaminhada ao congresso, nenhum agricultor familiar ficará em casa. Não vamos pagar esse rombo que não é nosso”, afirmou a coordenadora Cleonice. Entre as alternativas para o financiamento da previdência ela defendeu o combate à sonegação de impostos e a taxação das exportações dos produtos do agronegócio. “A agricultura familiar já tem uma grande contribuição social que é a produção de 73% da comida dos brasileiros. Além disso, todos nossos produtos são tributados ao saírem da propriedade e, ainda, somos a categoria que mais cedo inicia a trabalhar”, lembrou.
Na avaliação da Fetraf-RS a Caravana iniciou com êxito, pois mesmo com bastante chuva os agricultores participaram e visibilizaram o repúdio contra a retirada de direitos. “Isso demonstra a importância da previdência social na vida dos agricultores. Nosso objetivo é construir a sensibilização da sociedade e alertar o governo, e neste primeiro dia cumprimos a missão”, pontuou Cleonice.
Amanhã(27) será a vez de Erechim receber a Caravana. Na Quinta-feira(28), os agricultores familiares estarão mobilizados em Sarandi. O encerramento será na sexta-feira(29), na cidade de Passo Fundo.
Apoiadores da Caravana

Diversas lideranças e entidades participaram e apoiaram o evento. Entre elas, a Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), Cresol Central, Cresol Sicoper, deputado estadual Altemir Tortelli,  prefeitos municipais da região de Três Passos, vereadores e secretários de agricultura de Três Passos e região.

Fonte 
Fabiane Altíssimo  Fotos: Marcelo Fripp

Tags:


0 comentários:

© 2014 Rádio ColetivaTodos os Direitos Reservad