Notícias

6/recent/ticker-posts

Creluz é parceira no reaproveitamento de rejeitos do Garimpo

Britador instalado em Ametista do Sul é mais uma ação ambiental que tem apoio da Cooperativa
A Creluz tem sido parceira do setor garimpeiro e da Cooperativa dos Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai, Coogamai, desenvolvendo várias ações voltadas ao setor, tanto ambientais como sociais, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do garimpeiro e o desenvolvimento sustentável da atividade.
Levando em conta esta grande parceria, na manhã da última sexta 21, a convite da Coogamai, o presidente da Creluz, professor Elemar Battisti, acompanhou a inauguração de uma britador instalado na Linha Alta, no Garimpo de Delvino Broglio, interior de Ametista do Sul.
Esta ação faz parte de um acordo assinado entre os municípios e a Fepam, que prevê o recolhimento dos rejeitos dos garimpos com destinação para um fim apropriado. Neste caso, as pedras serão moídas e transformadas em britagem, podendo ser utilizada na recuperação de estradas e o pó de brita será utilizado como substrato na mineralização de plantas, como forma de adubação.
O presidente da Coogamai, Isaldir Antônio Sganzerla, destaca que a Creluz tem sido uma grande parceira dos garimpeiros para todas as horas, principalmente nos momentos de dificuldade, auxiliando em soluções ambientais e sociais para os problemas que a atividade garimpeira gera.
O presidente da Creluz lembra que o britador opera com energia fornecida pela Cooperativa, que prontamente atendeu à solicitação dos órgãos responsáveis pelo projeto e disponibilizou uma ligação exclusiva para este fim, levando energia tri faseada até o local.
O prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, salienta que esta iniciativa é mais um exemplo de parceria público privada, com todos os indicativos para dar certo. O empresário que gerenciará o empreendimento e é um investidor do projeto, é Fabiano Razador de Monte Belo do Sul, município que fica localizado na Serra Gaúcha.
O padre Gilberto Giacomoni, pároco da Paróquia São Gabriel de Ametista do Sul também esteve presente e ministrou a benção religiosa no local.


Fonte Edevaldo Stacke/Ascom Creluz  Postado por Coletiva FM
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários