Notícias

6/recent/ticker-posts

Secretaria Estadual da Saúde descarta surto de meningite em Viamão

Foto ilustrativa


Foram confirmados quatro casos da doença no município da região Metropolitana
Depois dos quatro casos confirmados de meningite em Viamão, sendo que um deles levou uma criança à morte, a Secretaria Municipal da Saúde passou a tomar medidas de contenção da doença. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) descartou, no entanto, que se trate de um surto da doença no município da região Metropolitana.

“Todas as medidas definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul para os casos de meningites estão sendo tomadas”, afirmou a pasta por meio de nota nesse domingo. Segundo a SES, os casos estão sendo monitorados.

Os dois registros da doença na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Apolinário Alves dos Santos são de meningite viral. Nesta segunda-feira acontece uma reunião para esclarecer e orientar pais, alunos e professores. De acordo com a SES, os casos são considerados comuns e de menor impacto por serem virais. A meningite viral é considerada a menos agressiva, com taxa de mortalidade bem mais baixa e com resolução espontânea, sem necessidade de tratamento específico, na maioria dos episódios. 

Para a secretaria municipal, os casos bacterianos, identificados na Escola Pró Futuro, são os mais alarmantes por conta da agressividade da doença. No entanto, esses episódios têm relação e por isso não causam preocupação com um possível surto. Segundo a SES, é preciso haver o registro de três casos isolados para que um alerta seja emitido.

Sintomas 

Pacientes maiores de um ano de idade normalmente apresentam febre de início abrupto, náusea e vômito, rigidez de nuca, confusão mental, desânimo, alteração de características do liquor (LCR- líquido cefalorraquidiano), cefaléia, prostração, sonolência, sinais de irritação meníngea, delírios e pode levar ao coma.

Já crianças com menos de um ano apresentam irritabilidade ou agitação, recusa alimentar, presença ou não de vômitos, abaulamento da fontanela, choro persistente, convulsões e também pode gritar ao ser manipulada, quando ocorre a troca de fraldas, por exemplo.

Caso sejam identificados os sintomas, a Secretaria Municipal da Saúde afirma que é de extrema importância procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, ou o Posto de Atendimento 24 Horas, que fica na parada 44, em Viamão. Além disso, a nota afirma que o Hospital de Viamão também é uma alternativa para possíveis casos. A transmissão da meningite é semelhante à da gripe e acontece por meio de secreções nasais e orais

Estratégias de prevenção e controle das meningites:

• Lavar as mãos com água e sabão;
• Evitar aglomerados humanos, principalmente se houver pessoas doentes nestes locais;
• Manter o ambiente arejado;
• Higienização dos ambientes de circulação de pessoas com água e sabão.

O que é meningite?

A meningite é um processo inflamatório das meninges que pode ser causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, entre outros) e os agentes não infecciosos (traumatismo).

O período de incubação da meningite dura em média 10 dias, podendo ocorrer variações por causa do agente etiológico. A transmissibilidade é variável, dependendo do tipo de agente infeccioso, diagnóstico e tratamento envolvido.
Fonte: Correio do Povo
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários