Notícias

6/recent/ticker-posts

Ciep de Frederico Westphalen passará atender em turnointegral





Com a inclusão da nova escola a 20ªCRE passa a contar com duas escolas funcionando com tempo integral

A 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Palmeira das Missões,participou na última sexta-feira, 21, em Porto Alegre, juntamente com a do ato de anúncio da implantação de mais 23 escolas de turno integral no Estado durante 2014.Na abrangência da 20ªCRE, a Escola Estadual de Ensino FundamentalVergínioCerutti – CIEP, de Frederico Westphalen está entre as contempladas e passará a atender no primeiro semestre de 2014.

Durante o evento, o governador,Tarso Genro,enfatizou é por meio da ciência, do lazer e de práticas extracurriculares que os alunos vão convergir para uma boa formação. Já o titular da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Jose Clovis de Azevedo, destacou quea proposta traz uma transformação na concepção, com metas e resultados, e essas escolas vão contribuir para melhorar a média dos índices de aprendizagem na rede estadual.

Ao comemorar a inclusão da Escola Vergínio, o diretor Ivan Bem-HurCerutti,frisou que essa é uma conquista de toda a comunidade, que há anos luta para funcionar com turno integral e frisou a importância da ação. “Essa iniciativa amplia a permanência dos alunos na escola e fortalece a aprendizagem, o que garante qualidade à educação pública com inovação. Nossos alunos terão mais oportunidades e, com formação ampliada mais conhecimento, inclusive para o mundo do trabalho. Estaremos todos envolvidos em um trabalho integrado e coletivo em prol de nossos alunos”, destacou.

A titular, Idalina da Silva Machado, destacou que a educação integral compreende o estudante como um todo. “A perspectiva é a de ampliação da permanência dos nossos estudantes no ambiente escolar e estaremos cada vez mais empenhados para que essa seja mais uma política de estado”, frisou.

O Ciep, VergínioCerutti, conta com aproximadamente 250 estudantes. O educandário proporciona o Programa Mais Educação com as oficinas de Taekwondo, Informática, Matemática, Recreação e Lazer, Música e Dança incluindo quase todos os estudantes. A escola, que funciona nos turnos da manhã e tarde, oferta a Educação Infantil (parceria com o município) e o Ensino Fundamental.
Com a inclusão da nova escola no programa, a 20ª CRE passa a contar duas instituições em turno integral, hajavisto que, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente João Goulart – CIEP, de Palmeira das Missões, já vem funcionando nesse formato.

Segundo a Seduc, a proposta pedagógica prevê para essas escolas matriz curricular que incorpora a reestruturação curricular que vem sendo feita na Educação Básica, com a perspectiva da educação integral, como é o caso do trabalho por áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). A carga horária é de oito horas diárias, prevendo ainda atividades curriculares integradoras obrigatórias e optativas (agroecologia, memória histórica da comunidade, educação para a paz, cultura digital/informática educacional e línguas). 

De acordo com a coordenadora das CREs na Seduc, Carmen Pereira, os critérios para definição das escolas foram adesão das equipes diretivas, espaço físico disponível e capacidade de destinação de recursos humanos. As escolas que passam a ter tempo integral receberão 10% a mais de recurso financeiro para manutenção e material permanente, além de reforço financeiro para alimentação escolar. O cronograma inclui formação para representantes das equipes diretivas das novas escolas do tempo, na primeira semana de abril.


Fonte: ASCOM/20CRE-RS
Foto Poa: Divulgação

Fotos Ciep FW: Jô do Carmo
Postado por Levi de Oliveira
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários