PROGRAMAÇÃO AO VIVO APARTIR DAS 6:00 DA MANHÃ.
Prefeitos da Amzop pedem ajuda em Brasília « Rádio Coletiva

Radio

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Prefeitos da Amzop pedem ajuda em Brasília

terça-feira, 3 de dezembro de 2013 - by radiocoletiva105.9














Sem respostas concretas para os problemas encontrados nos municípios da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), um grupo de lideranças foi a Brasília nesta semana, para pressionar o governo federal, em agilizar os pedidos apresentados pelos prefeitos da Associação.


Na capital federal, foram em diversos gabinetes de deputados, senadores e ministros, onde trataram sobre vários assuntos, como a construção da ponte que liga Rodeio Bonito a Liberato Salzano, duplicação da BR-158 e BR-386, manutenção da ponte sobre o rio Uruguai, que liga Iraí a Palmitos (SC), Ferrovia Norte Sul, criação do curso de Medicina em Palmeira das Missões e o Programa Mais Médicos.

De acordo com o presidente da Amzop e prefeito de Caiçara, Zílio Roggia, quando a associação decidiu mobilizar os prefeitos e ir a Brasília não tinha a expectativa de que a viagem seria tão produtiva e valiosa. “Retornamos muito satisfeitos e felizes pelas conquistas e informação precisas que tivemos. Acredito que a solução para as demandas ocorrem desta forma. Tivemos uma recepção não muito agradável por alguns deputados da região na bancada gaúcha, mas depois o coordenador da bancada, Alceu Moreira (PMDB), convidou os deputados e fomos felizes em estar com um bom número de lideranças presente para se comprometer com as nossas demandas”, afirmou Roggia.

Além do prefeito de Caiçara, também foram à capital federal, os prefeitos de Ametista do Sul, Nelson Ceratti; Rodeio Bonito, Nilson Dal Cortivo; Três Palmeiras, Silvânio Antônio Dias; Liberato Salzano, Gilson de Carli; Novo Tiradentes, Edegar Peruzzo e, Alpestre, Alfredo de Moura e Silva, além do presidente da Câmara de Vereadores de Seberi, Cleiton Bonadiman e o secretário-executivo da Amzop, Luis Gustavo de Souza. 

Ponte Rodeio Bonito/Liberato Salzano

No Ministério da Integração Nacional, as lideranças da Amzop estiveram acompanhadas da bancada gaúcha, onde foi reiterado o compromisso de liberação de R$ 2 a 3 milhões este ano e o restante do ano que vem para a construção da ponte que liga Rodeio Bonito ao município de Liberato Salzano.
Segundo Roggia, os senadores gaúchos assumiram compromissos com a solicitação. “A partir de agora as prefeituras de Rodeio Bonito e de Liberato Salzano deverão fazer alguns ajustes e complementação da documentação do projeto para que a obra inicie o quanto antes”, explicou.

Ponte Iraí

Conforme informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está sendo realizada a contratação emergencial de empresa para recuperação de dois vãos que possuem problema na ponte sobre o rio Uruguai na BR-158 (BR-386) na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e o restante da estrutura está em boas condições.

Duplicação BRs

Ainda no Dnit, a comitiva foi informada que já foi contratada uma empresa para realizar o Estudo de Viabilidade Técnica Ambiental (EVTA), sobre a duplicação da BR-386 até Boa Vista das Missões, no segundo semestre do ano que vem deve sair o EVTA da BR-158 da ponte de Iraí até Cruz Alta.

Ferrovia Norte-Sul
O Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTA) do traçado da Ferrovia Norte-Sul inclui os municípios da Amzop. Segundo informações, todas as contribuições enviadas pelas associações estão sendo consideradas.

O consórcio STE-Prosul ficou responsável pelo estudo do trecho compreendido entre Chapecó (SC) e o Porto de Rio Grande. Pela proposta da Amzop, a ferrovia cruzaria em Iraí, Caiçara, Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões, Palmeira das Missões, Condor, Panambi e Cruz Alta. É o EVTA que vai apontar qual o melhor caminho que os trilhos irão percorrer, considerando questões econômicas e ambientais, tendo em vista o menor custo logístico de transporte e o incremento do volume de transporte de cargas. O estudo de viabilidade técnica do trecho sul da Norte-Sul deve ser finalizado em 2014 e o início das obras está previsto para 2015.

Curso de Medicina

Ontem, 28, às 11 horas, em encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi discutida a instalação de um curso de Medicina em Palmeira das Missões.
– Faz sete meses que fizemos a moção de apoio para Palmeira das Missões e estão vendo a possibilidade de apoiar as reivindicações de Frederico Westphalen, pressionando para que a região tenha o curso de Medicina –, afirmou Roggia.

Mais Médicos

Outro assunto discutido se refere ao programa Mais Médicos, com a intenção de agilizar a vida dos profissionais. Conforme o presidente da Amzop, com a vinda do curso de Medicina a expectativa é que a médio prazo não falte profissionais da área na região.

Bancada gaúcha
Em reunião com a Bancada gaúcha – onde compareceram os deputados federais, Alceu Moreira (PMDB), Eliseu Padilha (PMDB), Jerônimo Goergen (PP), Giovani Cherini (PDT), Assis Melo (PCdoB), Dionilso Marcon (PT) e Henrique Fontana (PT) –, a comitiva da Amzop reiterou os pedidos encaminhados ao governo e obteve comprometimento da bancada para destinação de recursos para o Estado.

Fonte: Eliana de Souza/Folha do Noroeste
Postado por Levi de Oliveira

Tags:


© 2014 Rádio ColetivaTodos os Direitos Reservad