Notícias

6/recent/ticker-posts

Polícia interdita vários garimpos, apreende explosivos e efetua prisão durante a operação Garimpo Seguro



Fotos: Josias Marques/InfocoRs
Nesta quarta-feira, 04 de dezembro, 94 policiais, divididos em três equipes, participaram da operação Garimpo Seguro,  desencadeada nos municípios de Rodeio Bonito, Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Cristal do Sul, Planalto e Iraí.

A iniciativa teve como objetivo principal vistoriar os municípios da região, afim de verificar se todos os garimpos que estão em funcionamento apresentavam a documentação exigida por lei para a exploração dos minerais e, ainda, fiscalizar as condições apresentadas nesses locais,  inspecionando, por ex, se as suas dependências havia presença de explosivo, entorpecentes e armas de fogo.

A operação foi coordenada pela delegada de Rodeio Bonito. Aline Daqui Palma, contou com apoio de 56 agentes policiais, 9 delegados, 27 policiais militares e 2 agentes da DAME - Divisão de armas munições e explosivos da polícia civil, que vieram de Porto Alegre para auxiliar na ação policial. Trinta e quatro viaturas foram utilizadas. Ao todo, 5 regiões policiais participaram da ação, palmeiras das Missões, Santa Rosa, Carazinho, Erechim e Três Passos.

Foram vistoriados 178 garimpos da região, apesar de diversos deles associados  da GOOGAMAI - Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai, 22 garimpos apresentaram situação irregular.

Os proprietários dos garimpos  que estavam em desacordo com a lei foram encaminhados á delegacia de polícia para prestar esclarecimentos e responder pela exploração irregular.

Em um garimpo localizado no interior de Frederico Westphalen, foram aprendidos explosivos, Só não foi efetuados prisão pois ninguém se encontrava no local.

Em um garimpo no interior de Ametista do Sul, a policia reconheceu um foragido da justiça, ele foi preso e encaminhado ao presidio.

Fonte:  InfocoRs
Postado por Levi de Oliveira

Reactions