Notícias

6/recent/ticker-posts

Peñarol será o adversário do Inter na reinauguração do Beira-Rio

Foto: Jefferson Botega 

                                           Jogo na festa de reabertura deve ser em 4 ou 6 de abril de 2014



O Peñarol, do Uruguai, será o convidado na festa de reabertura do Beira-Rio. O clube tem histórico contra o Inter, pois foi casa de uruguaios importantes na história colorada e protagonizou um dos jogos inesquecíveis no antigo Beira-Rio, o 6 a 2 da Libertadores de 1989. O duelo deve ser em 4 ou 6 de abril de 2014.
Antes da partida, o Inter vai enfrentar adversários do Campeonato Gaúcho em jogos para públicos menores. A ideia é testar o estádio algumas vezes antes da reinauguração e da Copa do Mundo.
Histórico
Fundado em 1891, o Club Atlético Peñarol se autointitula "Campeão do Século". De origem ferroviária, foi considerado em 2009 o melhor clube sul-americano do século XX pela Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS). Divide com o Nacional, também de Montevidéu, o posto de maior força do futebol uruguaio. Só na Libertadores, o Peñarol contabiliza 10 finais (venceu cinco delas e perdeu a última, em 2011, para o Santos).
Retrospecto
Duas Libertadores marcam confrontos entre colorados e uruguaios, mas apenas uma delas terminou bem para os gaúchos. Em 1989, o Inter aplicou um histórico 6 a 2, no Beira-Rio, pelas oitavas de final — venceria ainda no Uruguai, por 2 a 1. Em 2011, porém, veio a decepção. Também pelas oitavas da Libertadores, o time então treinado por Paulo Roberto Falcão empatou em 1 a 1 no Centenário. Jogava pelo empate no Beira-Rio e, mesmo com gol de Oscar, no primeiro tempo, tomou a virada nos cinco minutos iniciais da segunda etapa. O 2 a 1 foi o último confronto entre os times e marcou a eliminação do Inter. Kleber, D'Alessandro e Leandro Damião estavam em campo.
Temporada 2013/2014
Campeão uruguaio na temporada 2012/2013, o time vai mal no Apertura 2013/2014. Após seis rodadas, aparece em 13º, com uma vitória e cinco pontos. Por isso, substituiu o técnico Diego Aguirre por Jorge "Tito" Gonçalves, na semana passada. Ele estreia neste sábado, contra o El Tanque Sisley.
Time-base
A equipe tem como principais expoentes o trio de veteranos formado por Zalayeta (centroavante), Pacheco (meia-atacante) e Darío Rodriguez (lateral-esquerdo e zagueiro, hoje na reserva):
Danilo Lerda; Baltasar Silva, Joe Bizera (Damián Macaluso), Gonzalo Viera e Nicolás Raguso; Emiliano Albín, Sebastián Píriz, Luis Aguiar e Fabián Estoyanoff; Antonio Pacheco e Marcelo Zalayeta (Jonathan Rodríguez).
Na Libertadores
Por ser o atual campeão uruguaio, o Peñarol já está garantido na próxima Libertadores.
Clubes amigos
Inter e Peñarol mantêm amizade fora de campo, entre torcidas. E, em 2012, a direção colorada bancou um anúncio de página inteira, no jornal El País, na ocasião da partida em Montevidéu pela Libertadores. Conclamou as boas relações entre colorados e carboneros, como são conhecidos os torcedores do Peñarol.
Fonte: ZHESPORTES

Postado por Levi de Oliveira
Reactions