Notícias

6/recent/ticker-posts

Inaugurada UTI pediátrica com novos leitos em Porto Alegre


UTI pediátrica do Hospital de Clínicas passou por uma reforma<br /><b>Crédito: </b> Vinícius Roratto
UTI pediátrica do Hospital de Clínicas passou por uma reforma 
Crédito: Vinícius Roratto

                                                                                                                                                                                                                                                                            











Hospital de Clínicas investiu R$ 5 milhões na reforma da unidade


Com um investimento de R$ 5 milhões, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) inaugurou nesta sexta-feira as novas instalações da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica. Localizada no 10º andar na ala norte da instituição, a unidade está com a área ampliada e aumentou o número de leitos isolados de quatro para sete.

O chefe do Serviço de Emergência e Medicina Intensiva Pediátricas do HCPA, Jefferson Piva, informou que o valor do investimento também foi aplicado em equipamentos modernos, o que coloca a UTI pediátrica entre as melhores do País.

Segundo Piva, uma das principais melhorias realizadas na unidade foi a troca dos respiradores. Alguns possuíam mais de 20 anos de uso e estavam defasados para as necessidades atuais. “A troca de todos os respiradores por um modelo único, dotado de modernos recursos de ventilação, foi um grande passo para que tenhamos uma das melhores UTIs pediátricas do país”, destacou.

Com a reforma, segundo o médico, foi possível melhorar a distribuição do espaço e aumentar o número de leitos isolados de quatro para sete, sendo dois destes projetados para atendimento de doenças complexas como pós-transplantes, cirurgias complexas, queimados e outros.

O espaço permite ainda que os pacientes dos outros 13 leitos tenham espaço suficiente para receber tratamento intensivo e contar com a presença constante dos pais ou responsáveis.

A reforma da UTI durou seis meses o que obrigou que a unidade fosse transferida para o 9º andar. Os equipamentos foram recebidos em junho, o que de acordo com Piva, permitiu ao HCPA enfrentar o inverno, período de doenças respiratórias com nova perspectiva em função da aquisição dos novos respiradores.

 



Fonte: Cláudio Isaías / Correio do Povo

Postado por Levi de Oliveira
Reactions