Notícias

6/recent/ticker-posts

Creluz instala refrigeradores e lâmpadas em Rodeio Bonito



Esta foi a oitava cidade a receber ações do Programa de Eficiência Energética da Cooperativa
Na manhã da última terça 09, as famílias baixa renda de Rodeio Bonito, aprovadas pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), enquadradas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, receberam em suas casas novos refrigeradores da marca Consul de 239 litros e lâmpadas Led, marca Neolux, que consomem 12 vezes menos energia em comparação com as lâmpadas incandescentes e duram 6 vezes mais (36 mil horas de durabilidade).
Até agora a Cooperativa já distribuiu mais de 100 refrigeradores e mais de 300 lâmpadas. O Programa de Eficiência Energética (PEE) da Creluz, conta com beneficiários em Alpestre, Ametista do Sul, Boa Vista Das Missões, Cerro Grande, Cristal do Sul, Frederico Westphalen, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Miraguaí, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Pinhal e Rodeio Bonito, atingindo 587 famílias de baixa renda, doando 184 refrigeradores e 1.506 lâmpadas.
No total mais de 2 mil pessoas em situação de risco social terão seu consumo de energia reduzido. O presidente da Creluz, professor Elemar Battisti, destaca que este programa condiz com a história da Cooperativa e com seu jeito de atuar, acrescentando, que sempre que a Aneel aprovar serão desenvolvidos projetos de grande amplitude, beneficiando o maior número de associados possível.
“A Creluz tem rosto e alma, com um trabalho voltado para as pessoas, para o ser humano”, salienta Battisti. Na próxima semana, a entrega acontecerá em Ametista do Sul, na agência de atendimento.

O objetivo e como funciona o PEE

Com o objetivo de combater ao desperdício de energia, a Creluz desenvolve o Programa de Eficiência Energética (PEE), previsto na lei federal número 9.991 de 24 de julho de 2000. Todo o mês a Cooperativa reserva 0,5 % da sua receita, para investir em equipamentos novos e mais econômicos a serem doados aos associados de baixa renda residentes em áreas urbanas.
Na área de atuação da Creluz 587 famílias serão beneficiadas, sendo que destas, 184 receberão refrigeradores novos da marca Consul. Para receber o benefício o associado baixa renda deve preencher alguns critérios estabelecidos pela Agencia Nacional de Energia e Eletrificação (ANEEL) que controla e audita o PEE.
Entre as exigências, o cooperado beneficiado deve ser o titular da unidade consumidora, residir no local cadastrado, constar no cadastro único para programas sociais do Governo Federal e ser beneficiário do programa Bolsa 

Fonte:  Edevaldo Stacke/Jornalista.
Stacke Comunicação Multimídia
Postado por Levi de Oliveira
Reactions