Notícias

6/recent/ticker-posts

Comunidade universitária escolhe reitor e vice-reitor da UFSM



Do total de 32.778 aptos a votar, 2.742 são docentes (ativos e aposentados), 4.001 são técnico-administrativos em educação (TAEs) e 26.035 são estudantes (sendo 22.097 de cursos presenciais e 3.938 de cursos a distância).
O voto é facultativo, paritário e secreto, sendo obrigatória a identificação mediante apresentação de documento oficial com foto ou documento oficial da UFSM à mesa receptora. É vedado o voto por procuração. Em cada local de votação haverá uma mesa receptora com dois ou três mesários por urna em cada turno.
No total, 188 mesários estarão atuando nos dois dias. São docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes que se inscreveram e passaram por treinamento da 135ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Para os estudantes, haverá urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-RS, e para docentes e TAEs, urnas de lona, com cédulas de papel, haverá uma urna de lona também em cada um dos 39 polos de EaD da UFSM.
Na quarta-feira, a consulta será nos campi e unidade da UFSM, a votação será das 6h às 22h, de acordo com o setor onde estará localizada a mesa receptora.
Após o fechamento das urnas, as mesmas serão transportadas por veículos da Universidade até o Espaço Multiuso, no Campus UFSM, para a contagem dos votos, que será feita por 24 escrutinadores sorteados, com o acompanhamento de fiscais das chapas, assim que a última urna for recebida.
À medida que os votos forem sendo contados pela junta apuradora, serão repassados para uma equipe formada por técnicos da UFSM, indicada pela Comissão de Consulta, que irá transformar os números absolutos em votos ponderados.
O resultado deverá ser divulgado pela Comissão de Consulta à Comunidade, responsável pela condução do processo eleitoral, assim que o processo for encerrado, provavelmente na madrugada do dia 4. Porém, o resultado final será comunicado somente no dia 8 de julho, após prazo para recursos.
Três candidaturas estão concorrendo para a gestão 2014-2017: pela chapa 1, Paulo Afonso Burmann, diretor do Centro de Ciências da Saúde, e Paulo Bayard Dias Gonçalves, professor do Centro de Ciências Rurais; pela chapa 2, Felipe Martins Müller, atual reitor, e Dalvan José Reinert, atual vice-reitor; pela chapa 3, Eduardo Rizzatti, diretor do Centro de Tecnologia, e Thomé Lovato, diretor do Centro de Ciências Rurais. A campanha dos candidatos é permitida até as 23h59min de segunda-feira (1º).

Fonte Rádio Comunitária de FW.
Postado por Levi de Oliveira
Reactions